Victor Grizzo lança "O segredo que habitava o armário" no Centro Cultural São Paulo

Conto contemporâneo traz pitadas de terror sobre o valor da liberdade e da diversidade

Serena era uma menina muito inteligente e não gostava de demonstrar sentimentos em público. Seu choro era sempre contido e solitário no quarto escuro de uma antiga casa que morava. Suas maiores angústias estavam ligadas em não poder brincar de futebol e escalar a casinha da árvore sem sofrer retaliações de alguns meninos. Após um dia turbulento, Serena encontrou em seu quarto debaixo de sua cama uma Criatura Papão.


A Criatura Papão contou à menina que estava com sérios problemas para assustar as crianças, pois não conseguia assustar vestido as roupas de monstro, só conseguia assustar vestindo-se de monstra, e por isso estava usando os vestidos da menina. Serena, prometeu ajudar então a Criatura a se tornar quem realmente ela era. Em troca, a Monstra prometeu ajudá-la a dar uma lição em forma de susto nos meninos que zombavam de Serena.


Dessa forma, a narrativa contada pela menina dá vida a duas personagens que atuam no mundo dialogando com sua própria subjetividade, e assim aprendem e crescem. Percebem desde cedo que as diferenças não devem ser um problema e sim a maneira de cada um encontrar seu lugar no mundo.


A história de Serena e da Monstra Papona é um conto contemporâneo, com pitadas de terror sobre o valor da liberdade e da diversidade, uma vez que as personagens são agentes de um processo educativo em busca da ética e do seu lugar no mundo. A narrativa testemunha o condicionamento que a realidade impõe às crianças padrões, preconceitos e amarras do mundo adulto. Relata também um testemunho da esperança inerente à infância, de que quando juntamos forças e amizades, fica mais fácil conseguir reconhecimento e respaldo. Quando pequenos, muitas vezes podemos sofrer em silêncio sem entender que pertencemos a uma cultura extremamente machista, homofóbica e transfóbica.


Sobre Victor Grizzo

Victor Grizzo nasceu na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Graduado em História pela Universidade de São Paulo e Especializado em Desenho pelo Departamento de Artes Visuais da ECA-USP. Em 2016 foi premiado pelo concurso realizado no MIS (Museu de Imagem e do Som) por ocasião da exposição “O Mundo de Tim Burton”. Sua obra foi selecionada pelo próprio Tim Burton para ser exposta no museu. Publicou seu primeiro livro em 2019 “Luz dos Olhos Meus”. Já realizou e participou de inúmeras exposições como artista visual. Em paralelo à carreira de artista, trabalha como educador e escritor. Dedica sua vida principalmente a trabalhar em seu ateliê pintando, ilustrando e escrevendo novas histórias.




LANÇAMENTO "O SEGREDO QUE HABITAVA O ARMÁRIO"

Dia 26 de Fevereiro, às 16h

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000