Uma homenagem a Ziraldo e seus personagens clássicos faz temporada no Teatro Alfredo Mesquita

"O Menino Maluquinho - Lisonjeio ao Mestre" estreia em março

Foto: Adriano Liano Produções


Inspirado na obra O Menino Maluquinho, de Ziraldo, e no vasto repertório do artista, o diretor Ronaldo Liano criou a obra O Menino Maluquinho - Lisonjeio ao Mestre, espetáculo em que todos os personagens são meninas e meninos maluquinhos. Ambientada num ateliê fictício de Ziraldo, a peça sugere uma viagem ao seu universo de criações e referências artísticas.


A peça se passa em um momento que Ziraldo precisa preparar uma edição especial em comemoração aos 41 anos de existência do Menino Maluquinho. Em meio a esse processo, ele recebe em seu ateliê a visita de seus netos. Por meio de desenhos e brincadeiras, eles recordam juntos as obras mais divertidas e cheias de aventura criadas por Ziraldo, oferecendo ao público uma imersão no universo do autor. "O espetáculo é uma grande homenagem ao artista Ziraldo e sua obra mais conhecida e amada de todas", reforça Ronaldo Liano.


O cenário é composto por um telão que lembra uma folha em branco - o papel de um artista antes de iniciar uma obra. Em seguida, o telão recebe projeções das páginas do Menino Maluquinho, um ensejo para que as crianças e Ziraldo conversem a respeito dessa e de outras obras.


Foto: Adriano Liano Produções


Os figurinos de Elise Garcia trazem as cores e formas usadas mais comumente pelas personagens de Ziraldo, mas com recortes modernos que geram identificação entre a nova geração. A trilha sonora de Dicinho Areias é autoral e brinca com diferentes ritmos de sanfona.


"Criamos uma peça muito ligada à arte-educação e dizemos também uma reverência à literatura e às artes, de modo geral. A perspectiva do Ziraldo nos forneceu material para tratarmos dos assuntos que estão expressos na peça", complementa Ronaldo Liano.


O diretor reforça que o espetáculo propõe a valorização das experiências da infância, a liberdade e direitos da criança de ser e brincar, a valorização da leitura, da literatura, das artes, do desenho, da escrita, da imaginação e da socialização na infância e da inclusão. “Estamos muito satisfeitos em apoiar o espetáculo. Poder conectar pessoas a novas experiências e levar bem-estar por meio da cultura faz parte dos valores da VR. É ir muito além de benefícios, promovendo mais tempo e uma vida melhor aos trabalhadores e suas famílias.” afirma Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR Benefícios.


Foto: Adriano Liano Produções



O Menino Maluquinho é um clássico da literatura infantil, com milhões de exemplares publicados, prêmios e adaptações para espetáculos teatrais, séries televisivas, longa metragem, ópera e até álbum infantil. Publicado em 1980, se tornou um fenômeno durante os anos de 1990 e 2000. Maluquinho é um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma de suas manias é usar uma panela na cabeça, o que o diferencia dos demais. As histórias misturam um humor por vezes ingênuo, tem mistério, tem aventura e drama no Maluquinho.


FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Ronaldo Liano

Assistente de Direção: Ériko Carvalho

Elenco: Glauber Leme, Gustavo Guimarães, Helcio Vidal, Renan Vinícius, Renata Cristina e Viviane Zanelli

Elenco Alternante: Adriano Klingelbt, Beatriz Amado e Daniel Beizário

Cenário: Ronaldo Liano

Produção e Pintura Cenário e Adereços: Lucas Luciano

Figurinos: Elise Garcia

Animações e Design Gráfico: Glauber Silva

Desenho de luz: Lucas Luciano

Composições Musicais: Elise Garcia e Ronaldo Liano

Arranjos e Trilha Sonora: Dicinho Areias

Fotos e Vídeos Divulgação: Adriano Liano Produções

Diretora de Produção: Vania Bastian

Produtora Executiva: Nayana Gomes

Realização: Grupo Trapiche


O MENINO MALUQUINHO - LISONJEIO AO MESTRE

Temporada: De 05 a 27 de Março

Horário: Sábados e Domingos, às 16h

Local: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Ingressos*: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) | Compre aqui

Duração: 60 Minutos

Classificação: Livre


*Venda de ingressos também na bilheteria do teatro, 60 minutos antes das sessões.