Tuca Oliveira apresenta o show “Esse Momento" no teatro Viradalata

Cantor e compositor mineiro é representante de uma nova geração de músicos engajados com a MPB

Foto: Sandro Fidelis


O cantor e compositor mineiro Tuca Oliveira, em sua segunda turnê nacional, apresenta o show “Esse Momento”, para celebrar o lançamento de seu álbum homônimo. Ao piano e violão, o artista apresenta repertório composto pelas principais canções dos seus dois álbuns, como “Eu, Voce e as Estrelas”, “No Mesmo Tom”, “Fotos em Cartoes”, “Com Você”, “Zamira” e “Esse Momento”. O cantautor, que tem, na internet, um dos maiores meios de divulgação de suas musicas, tem visto crescer cada vez mais seu público, além de conquistar novos espaços midiáticos como a programação de rádios importantes, tal qual a Nova Brasil FM, e o respaldo de seus ídolos, como Guilherme Arantes e Flávio Venturini. O show “Esse Momento” passará por 10 capitais brasileiras, além do interior de Minas, onde o artista nasceu.


Sobre o artista

Cantor e compositor mineiro (de Muzambinho), Tuca Oliveira é representante de uma nova geração de músicos engajados com a MPB, mas com um vento de frescor e leveza que há muitos anos não se via no Brasil. O artista, que está lançando seu segundo álbum, intitulado “Esse Momento”, sempre teve na internet sua maior ferramenta de divulgação. Antes de gravar o primeiro disco (“As Flores do Começo”, lançado em 2018), Tuca já costumava postar suas composições de forma caseira nas principais plataformas de áudio e vídeo da rede, passando a atingir números expressivos de acessos diários, propagando seu trabalho para todas as regiões do Brasil. O álbum de estreia nasceu a partir de uma campanha de financiamento coletivo, sendo composto por canções que Tuca já vinha apresentando em seus shows antes mesmo de serem gravadas em estúdio.


Tuca começou na carreira musical aos 6 anos de idade. As tradições de Muzambinho-MG, lugar onde nasceu e foi criado, falavam alto ao coração do menino Juninho da Sanfona, como era conhecido à época. Chega a participar de programas nacionais de televisão, como o Domingo Legal do Gugu, com Zezé di Camargo e Luciano, sendo considerado fenômeno mirim.


Mas as crianças, assim como os sonhos, crescem e tomam corpo. A descoberta de novos sons, na adolescência, faz com que Tuca encerre carinhosamente seus vínculos com o passado de menino prodígio e passe, então, a fazer música de gente grande. Suas maiores inspirações são Queen, Beatles, Clube da Esquina, 14 Bis, Nando Reis, Moska, Ivan Lins, entre outras.


Foto: Carlos Franco


Em 2015, faz seu primeiro show solo e inteiramente autoral no Teatro Solar de Botafogo. Desde então, passa a percorrer os palcos do Rio de Janeiro, sempre cantando suas composições.


Em 2016, lança uma campanha de financiamento coletivo para gravar seu primeiro CD. As canções que vinha apresentando em vídeos e gravações caseiras, e em shows, finalmente ganhariam arranjos de estúdio. Foram mais de 500 cópias vendidas antecipadamente, o que permitiu ao artista concluir seu disco.


Em 9 de março, “As Flores do Começo” chega a todas as plataformas digitais, com distribuição pela Altafonte, já tendo atingindo, hoje, mais de 1 milhão streams. O show de estreia aconteceu no icônico Teatro Rival Petrobrás, no centro do Rio de Janeiro, no dia 11 de maio, e depois o artista seguiu em formato intimista para shows em Pernambuco e Minas Gerais. Em junho do mesmo ano, lança o videoclipe oficial de “Eu, Você e as Estrelas”, canção chave do álbum.


Em 2019, Tuca realiza sua primeira turnê nacional, cantando as canções do álbum nas capitais do país. Shows de sucesso de público em São Paulo, Rio de Janeiro e ingressos esgotados em Fortaleza. Ao todo, no primeiro semestre, o artista passou também por Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Brasília, João Pessoa, e Guaxupé-MG. No mesmo ano, Tuca emplaca quatro músicas temáticas na novela Verão 90 da Rede Globo, tornando-se um compositor requisitado pelos produtores musicais da emissora. No segundo semestre de 2019, lança o videoclipe de “Caixa Postal”, em parceria com a produtora audiovisual angolana Freedation.


No início de 2020, Tuca conclui as gravações do seu segundo álbum “Esse Momento”. Em virtude da pandemia, os shows não foram possíveis, e o artista se fez bastante presente em suas redes sociais, realizando lives. Em Outubro, lança “Com Você”, primeira canção do novo álbum. A música vem acompanhada de um videoclipe. Em novembro, chega às plataformas “Sem Perceber”; seguida, em dezembro, de “Zamira”, música composta em homenagem à avó do artista. Esta ganhou um videoclipe gravado em Muzambinho-MG, cidade natal de Tuca.

Em 2021, tem sua canção “O Cantor das Multidões”, em parceria com Mú Carvalho, gravada pelo músico Davi Moraes em seu álbum “Todos Nós”, lançado pela Biscoito Fino, em homenagem ao seu pai, Moraes Moreira. Em março do mesmo ano, Tuca lança a vibrante e pop “Fica Do Meu Lado”, mais um single do novo álbum. A canção chega às plataformas no mesmo dia em que é lançado o álbum “As Canções que Fiz Para Novelas”, de Mú Carvalho, em que Tuca figura como compositor de “A Volta de Uma Estrela” (Isabelle Drummond) e intérprete de “Tudo Que Acontece de Ruim É Para Melhorar”, sucesso com Paulinho Moska na novela “Êta Mundo Bom”.


SHOW "ESSE MOMENTO" - TUCA OLIVEIRA

Quando: Dia 08 de Abril

Horário: Sexta, às 21h

Local: Rua Apinajés, 1387 - Pinheiros

Ingressos: R# 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia) | Compre aqui