Texto de Rudinei Borges leva ao palco quatro atrizes em metáfora sobre masculinidade

"Caatinga", novo espetáculo da Cia. do Caminho Velho, estreia na SP Escola de Teatro


Foto: Sérgio Fernandes


Escrita a partir de uma imersão do dramaturgo Rudinei Borges no sertão do Rio Grande do Norte, "Caatinga", a nova montagem da Cia. do Caminho Velho com produção da Atores Associados, adentra o universo dos vaqueiros nordestinos e aborda em específico sobre o imaginário afetivo e conflitivo da tradição passada de pai para filho. O espetáculo com direção de Alex Araújo estreia na SP Escola de Teatro.


Metáfora sobre a secura da vida e o agreste de ser macho, "Caatinga"– contemplada com o Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – traz no elenco as atrizes Carolina Erschfeld, Daiane Sousa, JoJo Brow-nie Souza e Naloana Lima. A montagem, após apresentações na SP Escola de Teatro, faz temporada no Teatro Arthur Azevedo.


Foto: Sérgio Fernandes


Em "Caatinga" um vaqueiro e seu filho vivem sozinhos no sertão. O pai prometeu a mãe que o filho não seguiria sua sina de vaqueiro. Analfabeto, ele queria ver o filho usando “as palavras bonitas”. Mas esse sonho do pai não encontra terreno fértil nas vontades do menino, que vê com os olhos brilhando os homens saindo para a lida, matando animais e vestindo a indumentária própria dos vaqueiros. Assim, o espetáculo traz à cena momentos de convivência entre estes dois homens até que o menino se torna um vaqueiro.


Aos poucos também a montagem apresenta uma angústia vivida pelo menino que agora se torna homem e começa a se sentir confuso com relação aos desejos de seu corpo. A dramaturgia cria uma situação de quase isolamento desses dois homens, no meio do sertão, aumentando ainda mais um silêncio presente no mundo masculino.



Ficha Técnica:

Direção – Alex Araújo. Dramaturgia – Rudinei Borges. Atuação – Carolina Erschfeld, Daiane Sousa, JoJo Brow-nie Souza e Naloana Lima. Cenografia e Figurino – Telumi Hellen. Sonoplastia – Vitor Djun. Iluminação – Alex Araújo. Artistas Convidados para Vivências – Kenia Dias, Luciano Mendes de Jesus e Verônica Santos Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção – Atores Associados.


CAATINGA

Duração: 60 minutos

Classificação: 16 anos


Temporada SP Escola de Teatro

Data: Dias 17 e 24 de Setembro | 08 de Outubro

Horário: Sábados, às 20h30

Local: Praça Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo

Ingressos: Gratuito

Temporada Teatro Arthur Azevedo

Data: De 14 a 30 de Outubro

Horário: Sextas e Sábado, às 21h | Domingos, às 19h

Local: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca

Ingressos: Gratuito