Texto de 2016 sobre pandemia, "Human Animals" estreia com direção de Michelle Ferreira

Texto é um drama distópico sobre a vida em um mundo simbolizado por uma metrópole em confinamento.


Foto: Fabio Barollo


Encenado pela primeira vez no Royal Court Jerwood Theatre Upstairs, em Londres, em 2016, HUMAN ANIMALS, da autora escocesa Stef Smith ganha sua primeira versão brasileira. A montagem, com sessões gratuitas, tem adaptação e direção de Michelle Ferreira e estreia em ambiente virtual dia 10 de março, quarta-feira, às 22h, no canal do YouTube da Metropolitana Gestão Cultural.

Viabilizado com a lei de incentivo Aldir Blanc, por meio o Proac Lab Express 2020, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, HUMAN ANIMALS traz no elenco Noemi Marinho, Luís Mármora, Clayton Mariano, Flow Kountouriotis, Debora Gomez e Réggis Silva. O videoartista Flavio Barollo se une ao elenco e direção utilizando diversas tecnologias existentes, como manipulação ao vivo de imagens, para de forma inovadora combinar a essência do teatro à diversas formas de artes digitais.

Idealizada pela produtora cultural Carla Estefan e pela dramaturga Silvia Gomez, a temporada de HUMAN ANIMALS acontece totalmente on-line e em tempo real com apresentações remotas, captadas através da plataforma Zoom e transmitidas ao vivo pelo YouTube.

HUMAN ANIMALS mostra quatro núcleos familiares em situações limites em uma metrópole em confinamento devido a uma pandemia, cuja causa pode ter origem nos animais, já que pombos estão doentes e raposas começam a invadir as ruas. O problema está crescendo e tem que ser resolvido antes que os humanos sejam infectados. Enquanto animais são incinerados em massa, pessoas se isolam e são obrigadas a lidar com o colapso eminente. No debate se os animais são a razão ou não da pandemia, os personagens – arquétipos da sociedade contemporânea – geram discussões atuais, como diversidade e racismo.

Fricção com realidade

De acordo com Michelle Ferreira, que após a estreia de HUMAN ANIMALS dirige mais dois espetáculos: Oásis 6.0, de Marco Catalão e Cástor Pólux, de Paula Autran, o texto de Stef Smith é uma fricção com a realidade. “Escrita em 2016, a peça soa hoje como uma premonição da nossa atual realidade. O texto também traz à cena o ambiente doméstico, íntimo, o que é extremamente teatral e dramático”, conta a diretora.

Stef Smith viria ao Brasil em 2020 convidada pela Metropolitana Gestão Cultural e com apoio do British Council, mas devido a pandemia as atividades tiveram que ser adaptadas para o ambiente virtual. Foram realizados um workshop com 7 dramaturgos brasileiros, a leitura online de HUMAN ANIMALS, já com a direção de Michelle Ferreira, e um bate-papo ao vivo de Stef com a dramaturga Silvia Gomez. A autora escocesa assistiu a leitura da adaptação brasileira de seu texto e aprovou o resultado.

Michelle e Stef se conheceram em 2015 ao partilharem na Escócia a residência de dramaturgia Curioso, promovida pelo British Council em colaboração com o Playwrights’ Studio. “Trocamos muitas experiências e lemos textos uma da outra. Nossa parceria deve continuar pelos próximos tempos. A ideia é escrevermos peças que orbitem os mesmos temas pensados previamente”, adianta Michelle.

Experimentações

Responsável também pela adaptação do texto, Michelle Ferreira apostou na roteirização devido ao hibridismo entre teatro, cinema e artes visuais da montagem e a sua facilidade em escrever para o setor audiovisual. Para ela, cada peça que escreve ou dirige pede algo diferente e novas experimentações.

“Acredito que a montagem de HUMAN ANIMALS flerta com a videoarte nessa mescla de imagem, som e narrativa”, explica a diretora, que ainda acredita na importância de contar uma boa história. “Esse é o principal objetivo não importa qual é o meio”.


Ficha Técnica:

Idealização – Carla Estefan e Silvia Gomez. Texto – Stef Smith. Adaptação e Direção – Michelle Ferreira. Videoarte e Plataforma ao Vivo – Flavio Barollo. Elenco – Noemi Marinho, Luis Mármora, Clayton Mariano, Flow Kountouriotis, Débora Gomez e Réggis Silva. Trilha Sonora – Michelle Ferreira. Direção de Produção – Metropolitana Gestão Cultural. Design Gráfico – Carla Estefan. Fotos – Flavio Barollo. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.


HUMAN ANIMALS


Temporada: De 10 a 26 de Março

Horário: terça a sexta-feira, às 22h

Local: YouTube da Metropolitana Gestão Cultural

Ingresso: Gratuito

Classificação: 14 anos

Duração: 55 minutos