Teatro Kaus estreia online a peça "Chuva de Anjos", de Santiago Serrano

Texto do dramaturgo argentino propõe uma reflexão sobre a solidão e o individualismo nas grandes cidades

Foto: Divulgação


Com texto inédito do dramaturgo argentino Santiago Serrano, o espetáculo CHUVA DE ANJOS estreia no Youtube das Oficinas Culturais do Estado de SP. A peça, que tem direção Reginaldo Nascimento e reúne as atrizes Amália Pereira e Vera Monteiro, propõe uma reflexão sobre a solidão e o individualismo nas grandes cidades. A temporada virtual é gratuita e faz parte das contrapartidas do projeto Teatro Kaus 22 anos, beneficiado pelo Proac Lab 47/2020.

Escrita em 2007, Chuva de Anjos apresenta um diálogo improvável entre duas mulheres em uma praça, rodeadas de edifícios altos, de onde se atiram alguns suicidas. Com pinceladas de ironia e utilizando do recurso do absurdo, o texto aborda o tema tabu do suicídio. "Em um mundo louco, muitas vezes, a morte pode ser o ato mais vital. Na peça duas mulheres são testemunhas de uma sociedade em plena caída. O texto tem um humor ácido e um voo poético”, afirma o autor Santiago Serrano.

A peça fala principalmente do isolamento, da falta de compromisso com o outro em um mundo de prédios, com paredes que abrigam, mas, também nos encerram em pequenos mundos privados e nos fazem indiferentes ao que sucede ao nosso lado. Enquanto cada personagem, mulher de cinza e mulher de preto, se torna o cenário de sua própria tragédia, os males da contemporaneidade são apontados em um jogo de claro-escuro, de palavra e silêncio, de presença e ausência, e de caídas metafóricas.

“O espetáculo todo foi feito de forma remota, por meio de chamadas de vídeo online, com as atrizes cada uma em sua casa. Em nenhum momento as atrizes se encontraram desde o início da pandemia. O trabalho se desenvolveu sobre o texto e a interpretação das atrizes em diálogo com essa nova ferramenta, trabalhamos o imagético, que foi preenchido posteriormente por cenários virtuais, ampliando os universos narrados na história”, afirma o diretor Reginaldo Nascimento.

“O momento pandêmico apresentou dificuldade, mas também aprendizado, trabalhar nesse modo remoto demandou reaprender o jogo com as atrizes para construirmos um sistema de ensaios, descobrir e aprender a utilizar as ferramentas disponíveis para gravação e edição de áudio e vídeo e depois a finalização, inserção de cenários, trilhas, etc, foram e são desafios deste momento. Nós não vemos a hora de poder ensaiar e estrear o espetáculo presencialmente”, conclui o diretor.

A pesquisa para produção do espetáculo Chuva de Anjos teve início em 2018, quando realizou uma leitura encenada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, dentro da programação do projeto Teatro Kaus da América Latina à Espanha, Dez anos de dramaturgia hispânica, que foi beneficiado pela Lei de Fomento ao Teatro em 2017. A estreia presencial do espetáculo, que terá figurinos de Telumi Hellen e iluminação de Vanderlei Conte, está prevista para o primeiro semestre de 2022.


Foto: Divulgação


Ficha Técnica:

Texto: Santiago Serrano. Tradução: Vera Monteiro. Direção: Reginaldo Nascimento. Com o teatro Kaus Cia Experimental. Elenco: Amália Pereira e Vera Monteiro.


CHUVA DE ANJOS

Temporada: De 01 a 10 de Outubro

Horário: Sextas, Sábados e Domingos, às 20h

Local: No canal do Youtube das Oficinas Culturais de São Paulo

Ingresso: Gratuitos

Duração: 50 min

Gênero: Comédia

Recomendação: 12 anos