"Shawā", performances sobre a migração japonesa viram filme

Filme será exibido gratuitamente canal do Projeto "Okama" no YouTube


Foto: Divulgação


Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Cultura Presente nas Redes 2, apresentam "Shawā", de Gabriel Saito.

O termo "Shawā" significa banho em japonês. A criação de uma memória sobre a prematura morte de Massami Saito, uma imigrante japonesa, conduz seu bisneto a um processo de exumação simbólica através da fusão entre o passado e o presente, investigando as consequências desse misterioso trauma na formação de uma família brasileira-mestiça. E é assim que o ator compartilha com o público as lembranças de algumas gerações da família Saito, que migra do Japão para o Brasil na década de 1930 em busca de condições de sobrevivência e acaba por se fixar em Petrópolis, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.


Foto: Divulgação


A performance do artista reproduz os banhos gelados que sua bisavó Massami tomou até chegar à morte por pneumonia, ao perder a vontade de viver depois de todo o sofrimento da migração, desilusão, exploração, violência e outras barreiras culturais como a língua e a própria saudade do Japão.


O processo parte de um programa performativo com uma série de três banhos: na Cachoeira da Ponte Funda, no bairro de Araras, em Petrópolis, onde Massami Saito se banhava em pleno inverno serrano; outro banho público de água gelada em plena praça da Liberdade, no centro da cidade, local de passagem da família Saito e um banho junto a familiares japoneses.


Foto: Divulgação


As ações de banhos e a pesquisa a partir dos relatos dos familiares foram totalmente documentadas, servindo de material para o filme-experimento. Esse processo faz parte do encontro de uma potente interlocução ancestral que é parte da pesquisa do projeto "Okama", uma peça inédita e autoral, na qual o ator intensifica sua pesquisa de teatro, performance e auto-ficção. Apesar de terem sofrido e perdido seus sonhos e planos no Brasil, a família Saito sobrevive e se torna uma família brasileira.


SHAWÃ

Exibição: Dia 20 de Junho*

Horário: às 20h

Local: Canal do Youtube Okama | Acesse aqui


*O filme completo será exibido gratuitamente com transmissão ao vivo e permanecerá em exibição em modo público.