SANSEX - Mostra da Diversidade de Santos realiza edição on-line

A programação é gratuita e algumas atividades precisam de inscrição antecipada.



Desde 2012 a SANSEX – MOSTRA DA DIVERSIDADE DE SANTOS, atua na promoção e fomento das linguagens artísticas LGBTQI+, se consolidou como um dos únicos momentos de abertura a discussão sobre Diversidade Sexual na Baixada Santista e segue sendo o maior evento do gênero no litoral do Estado de SP, tornando-a uma referência e uma janela para as produções independentes e institucionais.


Nossa missão tem sido proporcionar a aproximação de nossas atividades à população em geral, dando acesso gratuito, além de acolhimento ao público LGBTQIA+ para participação e entrosamento na realização artística/cidadã.


Nesta edição optamos pela realização das atividades no formato on line, seguindo as instruções do Plano São Paulo referente a pandemia da COVID-19 e os decretos vigentes da fase em que a nossa região se encontra.


É durante a SANSEX que se encontram participantes ávidos a compartilhar ideias, propostas, indagações e discussões por políticas públicas para a população LGBTQI+ do Litoral Paulista que a cada ano aumenta e luta em busca de maior visibilidade. As experiências que avançam, promovem as necessárias rupturas buscando novas estéticas e renovação integral e transformadora, aproximando diversos conteúdos em pauta e promovendo o encontro dessas ações com a sociedade. Pois é o momento que temos para discutir algo que infelizmente, ainda é pouco tratado em Santos e região.


Vivemos tempos de apagamento, onde lutamos para manter algumas conquistas e continuar difundindo a cultura com foco nos LGBTQIA +. Esse tipo de evento é importante por gerar uma sensação de pertencimento a população. Sensibilizar através da arte ainda é o melhor caminho. A SANSEX, nestes anos de atuação comprovou sua programação gera interesse em toda a população e aos integrantes deste movimento, colabora na formação de redes de apoio, com a sensibilização de pessoas heteronormativas para nossas causas e sobretudo com um espaço que une pessoas de todos os tipos em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, reforçando o sentimento de pertencimento.


O período escolhido é entre 17 e 22 de Maio de 2021. Tendo nossa abertura no Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia criando assim a possibilidade de destacarmos e dar visibilidade a propostas de políticas públicas , evidenciar ações afirmativas sobre o universo LGBTQIA+ e atrair a mídia para contextualizar o momento atual, as conquistas do segmento e ainda denunciar medidas regressivas. Nessa data, há mais espaço para a divulgação, o que impacta diretamente na reflexão da sociedade sobre o tema.


A SANSEX tem como objetivo valorizar produções artísticas nacionais e regionais incitando o debate acerca da DIVERSIDADE SEXUAL para todo o público em suas faixas etárias com foco na cidade de Santos, região da Baixada Santista e demais do litoral paulista.


A realização é da Cafofo Produções e Olhar Caiçara.

Esta edição foi contemplada com a Emenda Parlamentar/2021 da Vereadora Telma de Souza.


PROGRAMAÇÃO- SANSEX MOSTRA DA DIVERSIDADE- 2021.



DIA 17/05 - ABERTURA

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PERMANENTE "MAIS AMOR PARA TODOS"

Acessível de 17 a 22 de maio nas plataformas do MISS ( Museu da Imagem e do Som de Santos)

Fotógrafa: Amanda Cervantes

Local: Facebook e Instagram do Museu da Imagem e do Som de Santos


Hoje é dia de Curta- SANSEX- Exibição Permanente de 17 a 22 de Maio

Cine Arte está realizando o Projeto Hoje é Dia de Curta – Online, e nesta edição firmamos uma parceria com a SANSEX – Mostra da Diversidade de Santos De 17 a 22 de maio, serão exibidos curtas-metragens produzidos na região que envolvem a temática da diversidade sexual.

As sessões acontecerão no Facebook do Cine Arte Posto 4 e no canal da Secretaria de Cultura no Youtube .


EXIBIÇÕES PERMANENTES DE 17 A 22 DE MAIO A QUALQUER HORÁRIO


FELIZ ANO NOVO – Direção: Mônica Donatelli

SOU PIETRA - Direção: Eric P. Rizzini e Nicole Z. Caroti

O PRIMEIRO RETRATO - Direção: Juliana Gomes e Luiz Roberto Penereiro|.

PORTA RETRATO - Direção: Eduardo Ferreira

VESTIDO DE AZUL - Direção: Diany de Jesus


19H- Abertura Oficial

Fala de autoridades, parceiros e organizadores.

Onde: Youtube e Facebook da Mostra Sansex


19:30H- 10 anos do reconhecimento da união homoafetiva como entidade familiar no Brasil

Mediação: Dra Rosângela Novaes e Taiane Myiake

Onde: Plataforma Zoom (100 inscritos) Youtube e Facebook da Mostra Sansex

Inscreva-se aqui.

*Os debates ficarão disponíveis em nosso canal do Youtube no dia seguinte.


Convidados especiais:

MARIA BERENICE DIAS (RS)

Advogada, pós-graduada e mestrado em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Vice-Presidente Nacional do IBDFAM; Presidente da Comissão Nacional da Diversidade Sexual e de Gênero do CFOAB; Autora de diversos artigos e livros.


Frederico dos Santos Messias

Juiz de Direito - Titular da 4a Vara Cível da Comarca de Santos – Juiz Corregedor Permanente dos Cartórios de Pessoas Naturais


DIA 18/05


16h- Lançamento da linha de produtos SANSEX em parceria com o Bazar Cafofo

O Bazar Cafofo, o evento pioneiro no segmento da economia criativa na Baixada Santista, comandado pelo ator e produtor cultural Luiz Fernando Almeida, relança sua linha de produtos para o e-commerce, com estampas desenvolvidas pelo Designer Matheus Lipari. Nesta nova coleção a CAFOFO.ART terá 04 linhas de estampas. A linha de produtos com temática da diversidade, uma COLAB com a SANSEX ,traz uma variedade de produtos como: camisetas masculinas, femininas, plus size, ecobags, canecas, entre outros.

Onde: O lançamento on-line acontecerá nas redes sociais do Bazar Cafofo e Youtube e Facebook da Mostra Sansex. Os produtos serão comercializados no site da Cafofo Store.


17h- Oficina “Onde a palavra transborda”

Onde: Plataforma Zoom | Inscreva-se aqui.

A oficina “Onde a palavra transborda” tem como conceito o compartilhamento de aprendizados adquiridos durante essa travessia que chamamos de Pandemia.

O isolamento social foi determinado a partir de março/2020 no país, porém o isolamento de corpos dissidentes se faz presente desde a nossa colonização. À medida que o genocídio da população negra e LGBTQIA+ se confunde com as subnotificações de indivíduos mortos por falta de assistência. Os dias seguem e nos encontramos em isolamento social. O que nos faz buscar maneiras de estreitar vínculos afetivos através do ambiente virtual e desejar que o afastamento seja apenas da obra de arte e não da humanidade.

Cintia Neli é produtora cultural, poetisa periférica, assistente social, ambientalista e cineasta. No último ano realizou o documentário “Vila dos pescadores - da pesca ao povo” (2019), vencedor no festival Santos Fest Film 2019.

Gustavo Pereira, jornalista e produtor cultural, promove ações de arte e cultura negra LGBTQIA+intersecional em coletivos independentes.

Victoria Lam é graduanda de Cinema e artista multidisciplinar sino-brasileira, atuando com cinema, bordado e arte-educação. Nascida em Santos, faz da arte uma maneira de registro de suas narrativas e ferramenta de cura, estuda sobre identidades sino-brasileiras e é viciada em aprender coisas novas todos os dias.

OBJETIVOS : A realização de três encontros em plataforma fechada com a finalidade de promover o debate por meio da arte sobre conceitos popularizados pela internet. Com a apresentação dos trabalhos realizados anteriormente pelo mediador e das artistas convidadas se relacionam com a noção de diversidade no campo da arte educação.

PRÉ-REQUISITOS: Acesso à internet e acesso a um suporte com áudio e vídeo.

PÚBLICO ALVO: Maiores de 16 anos.


19h- DEBATE: 17 de maio – Dia Internacional e Municipal de combate a LGBTfobia - 20 Anos da Lei nº10.948/01”.

Mediação: Dra Rosângela Novaes e Taiane Myiake

Onde: Plataforma Zoom (100 inscritos) Youtube e Facebook da Mostra Sansex

*Os debates ficarão disponíveis em nosso canal do Youtube no dia seguinte.

Inscreva-se aqui.


Convidado

Cássio Rodrigo

jornalista e atualmente é Coordenador Municipal de Políticas para LGBTI+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura de São Paulo. Foi Coordenador Municipal de Diversidade Sexual de São Paulo e também Coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Militante LGBTI desde 1995, com 15 anos na gestão de políticas públicas para a população LGBTI+, presidiu a Comissão de Seleção de Projetos LGBT dos Editais ProAC nos anos de 2011 a 2016. Foi tutor em duas turmas do Curso de Ensino à Distância "A Conquista da cidadania LGBT – a política da diversidade sexual no Estado de São Paulo", promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, nos anos de 2013 e 2014. Como Coordenador Estadual de Diversidade Sexual, esteve à frente da formação de mais de 11.100 pessoas que passaram por palestras, oficinas, rodas de conversa sobre os direitos LGBTI. Foi Diretor do Departamento de Educação em Direitos Humanos, em 2020, quando implementou o curso EAD “Desvendando o Arco Íris – Mitos e Realidade”, voltado à formação de servidores públicos para o atendimento e acolhimento da população LGBTI+ na Cidade de São Paulo.


DIA 19/05


18h- Lançamento do Livro Bichas Brasileiras de Patrick Cassimiro e bate papo com o autor.

Mediação: Lucas Onofre ( ator, bailarino, educador)

Onde: Youtube e Facebook da Mostra Sansex


Sinopse do Livro:

Quantas referências LGBTQIA + você teve durante a sua infância? O autor deste livro não teve muitas e foi munido desta pergunta que mergulhou em pesquisas para conhecer quem foram os ícones brasileiros que abriram as portas do armário para que ele e tantas outras bichas pudessem ser quem são, longe de estigmas e culpas. Bichas Brasileiras é um livro-homenagem em formato de almanaque ilustrado com histórias felizes, curiosas, tristes, mas tendo em comum o fato de mostrarem personagens de diversas épocas do Brasil que não podem ser esquecidos. Conheça a história de Cássia Eller, Matheus Passarelli, Silvetty Montilla, Laerte, João Silvério Trevisan entre outras.

Autor:

Patrick Cassimiro tem 31 anos, mas a sua idade ele não revela. É um homem negro, cisgênero, gay e bicha. Mora em São Paulo, mas é goiano no RG e na paixão pela pamonha. Em Brasília, viveu 5 anos e formou-se em jornalismo na Universidade de Brasília (UnB). Hoje atua como UX Designer na Associação Nova Escola. Bichas Brasileiras nasceu em seu Instagram e agora é sua primeira publicação impressa, feita em formato de financiamento coletivo

17h- Oficina Onde a palavra transborda

Onde: Plataforma ZOOM | Inscreva-se aqui.


19h- Debate : Transexualidade: Os desafios atuais das pessoas transgêneros

Mediação: Dra Rosângela Novaes e Taiane Myiake

Onde: Plataforma Zoom (100 inscritos) Youtube e Facebook da Mostra Sansex

*Os debates ficarão disponíveis em nosso canal do Youtube no dia seguinte.

Inscreva-se aqui.


Convidados especiais:

Tereza Rodrigues Vieira

PhD em Direito pela Université de Montreal, Canadá; Doutorado e Mestrado em Direito das Relações Sociais (Direito Civil) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialização em Bioética pela faculdade de Medicina da USP; Especialização em Interesses Difusos e Coletivos pela ESMP/SP; Especialização em Sexualidade Humana pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana; Professora do Mestrado em Direito da UNIPAR, Universidade Paranaense e Advogada em São Paulo; Autora e Coautora de diversas obras em Direito e Bioética

Márcia Lawant Atik

Psicóloga clínica, conferencista, com especialização em Sexualidade, Terapia de Família e Casal, Transtornos Alimentares e Doenças Psicossomáticas, Membro do Centro de Estudos e Pesquisas do Comportamento e Sexualidade (CEPCOS).

Frederico dos Santos Messias

Juiz de Direito - Titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Santos – Juiz Corregedor Permanente dos Cartórios de Pessoas Naturais


DIA 20/05


17h - Oficina A Palavra Transborda- Encerramento

Onde: Plataforma Zoom

Inscreva-se aqui.


18h- ESPETÁCULO DE DANÇA "ESCARCÉU"

Cia Etra de Dança - Santos.

Onde: Youtube e Facebook da Mostra Sansex

Sobre o espetáculo:

Escarcéu, propõe uma hipérbole do real, o absurdo cotidiano, desnudando a superfície das coisas com as quais o homem se habituou a viver, suas relações com o exagero, onde se revela a ideia de que viver no absurdo é tão comum que um momento de sensibilidade é ilusório e irreal. Toda a composição coreográfica vem da observação do encontro de ondas, formando um escarcéu, numa movimentação que se reflete num ciclo sem fim de ondas que se arrastam, que se chocam, que destroem num constante fluxo de movimento que é por vezes inacabado, num tsunami de imagens e sensações.


19h- Debate: Intersexualidade: O direito de ser o que se é.

Mediação: Dra Rosângela Novaes e Taiane Myiake

Onde: Plataforma Zoom (100 inscritos) Youtube e Facebook da Mostra Sansex

*Os debates ficarão disponíveis em nosso canal do Youtube no dia seguinte.

Inscreva-se aqui.


Convidadas especiais:

Fernanda Barreto

Graduada em direito pela UFBA; sócia do Ribeiro, Mello & Barretto Advogados; Mestra em família na sociedade contemporânea pela UCSAL, Conselheira da OAB/BA, Presidente da 4T do Tribunal de Ética da OAB/BA.

Mônica Porto

advogada e Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Sergipe


DIA 21/05


18h - Pocket Show - Vila Parisi Não Será Soterrada - Voduù Produções Onde: Youtube e Facebook da Mostra Sansex Com Tamyris O’hana É um show em comemoração ao não soterramento do bairro Vila Parisi, cantado pela voz de Tamyris O’hana, performer, pesquisadora afrodiasporique e não-binarie, o concerto traz elementos do universo simbólico e imagético africanos / caiçaras, atrelados a músicas que remontam a memória da Vila assolada por um modelo de desenvolvimento tecno-fascista implantado na década de 70 e que até hoje opera sua lógica nas periferias do capitalismo. As intersecções de imagens e de sons são uma resultante da junção das pesquisas entre Tamirys O’hanna, Sander Newton e Marcos Santos, onde juntos experimentam processualmente linguagens que catalisam o poder dialético popular por meio da performatividade.

19h- Debate: Educação e Diversidade Mediação: Dra Rosângela Novaes e Taiane Myiake Onde: Plataforma Zoom (100 inscritos) Youtube e Facebook da Mostra Sansex *Os debates ficarão disponíveis em nosso canal do Youtube no dia seguinte. Inscreva-se aqui. Convidado Especial

Thiago Teixeira Sabatine Doutor em Antropologia Social (Ciência Social) pela Universidade de São Paulo (2017) e mestre em Ciências Sociais (2012) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Integrou a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo entre 2013 e 2018 com atuação na área de gestão pedagógica democrática, educação em sexualidade, diversidade sexual, gênero, currículo escolar de Sociologia no Ensino Médio, educação em Direitos Humanos e prevenção às IST, HIV/A