Ricardo Corrêa ministrará workshop sobre pesquisa em dramaturgia contemporânea

Espetáculo "Monstro", da Cia Artera de Teatro, será parte do estudo


Foto: Divulgação


O ator e diretor Ricardo Corrêa, da Cia Artera de Teatro, ministrará um workshop sobre a pesquisa em dramaturgia contemporânea, se debruçando sobre os aspectos de uma dramaturgia queer. O artista lançará um olhar afetivo e técnico sobre a penúltima criação da Cia. Artera de Teatro, intitulada "Monstro", indicada ao prêmio APCA (Associação Paulista de críticos teatrais). O projeto é realizado através do ProAC.


O espetáculo "Monstro" conta a história de Léo, professor de natação de uma escola infantil que decide se candidatar a adotar uma criança. Tudo vai bem até acontecer uma situação na qual um de seus alunos de sete anos o chama de gay. Este professor, então, resolve falar abertamente sobre o que é ser gay, encorajando uma cultura de aceitação e inclusão entre os seus alunos.


Foto Divulgação


“Temos uma sociedade violenta: jovens entram em escolas armados, professores são perseguidos e impedidos de promover o pensamento. Ao colocarmos em cena um professor que sofre todo tipo de violência homofóbica por expor sua sexualidade, estamos problematizando as estruturas sociais e as educacionais também" diz Ricardo Corrêa.



Sobre Ricardo Corrêa


Ricardo Corrêa é formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (ECA/EAD/USP). Dramaturgo e diretor pela Cia. Artera de Teatro. Onde tem produzido espetáculos desde 2003. Estudou dramaturgia com Chico de Assis e Luis Alberto de Abreu. Participou do grupo Teatro de Tábuas. Fez parte do elenco de “Querô- uma reportagem maldita” de Plínio Marcos e direção de Marco Antonio Rodrigues, no Grupo Folias D’arte. Participou do projeto "7 dias na praça" pelo grupo Satyros. Trabalhou com diversos diretores entre eles Iacov Hillel, Isabel Setti, Gabriela Rabelo, Luiz Valcazaras, Celso Frateschi, Claudia Schapira e Dagoberto Feliz. Ganhou alguns prêmios, entre eles o de Melhor ator e de Diretor no Mapa Cultural Paulista de 2005 e de Melhor ator no Festival Nacional Curta Teatro do SESI.



UMA DRAMATURGIA QUEER - ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS CRIATIVOS DA PEÇA "MONSTRO"


Data: 30 de Julho

Horário: Sábado, às 21h

Local: Facebook e Instagram da Cia. Artera de Teatro

Ingressos: Gratuito