Apresentações são gratuitas, com legendas em português, inglês e espanhol

Foto: Maria Clara Diniz
Comédia criada para comemorar os 20 anos da Cia Bendita Trupe, dirigida por Johana Albuquerque, Protocolo Volpone – Um Clássico em Tempos Pandêmicos foi o 1º espetáculo presencial a estrear na pandemia, na abertura da fase verde, antes da chegada da vacina, em São Paulo. Convertendo todos os protocolos de segurança em procedimentos e linguagem cênica, o espetáculo recebeu um público restrito de 20 pessoas por sessão, abrigadas em cabines plásticas higienizadas e individuais, que garantiram isolamento e proteção à plateia.
Agora, com a segunda onda da pandemia em 2021, o grupo ganhou o Prêmio de Histórico de Grupo do PROAC LAB, para compartilhar apresentações online da filmagem e edição em 04 câmeras do espetáculo, que ocorreu a céu aberto no Estacionamento do Teatro Arthur Azevedo, em novembro de 2020.
Como o formato presencial com protocolos só permitia a entrada de 20 pessoas por sessão, muitos espectadores não conseguiram ver a peça. Por este motivo, a Bendita Trupe prepara esta pequena temporada online, na qual apresenta a filmagem da peça, com opção de legendas em três línguas (português, inglês e espanhol), no intuito de que espectadores de outros países possam também acompanhar o projeto.
Visando ainda fomentar a discussão sobre as relações entre artes cênicas, cultura e pandemia, como também, estar de forma ao vivo com os espectadores, acontecerão 04 debates através do Zoom, sendo transmitidos ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook . Os debates acontecerão seguidos de roda de perguntas do público via chat, que acompanhará ao vivo a transmissão. Os debates serão realizados as segundas às 18h30, com duas horas de duração, de 17 de maio a 07 de junho, com os seguintes temas e participantes:
Debate 01 – 17/05 - O artista na linha de frente da Pandemia, com a Bendita Trupe – Mediação Ruy Cortez (diretor da Cia. da Memória)
Debate 02 – 24/05 -A gestão cultural na Pandemia, com Pedro Granato (SMCSP / Teatro Pequeno Ato) e Johana Albuquerque (idealizadora do projeto)
Debate 03 – 31/05 - Ben Jonson: a comédia da ganância ontem e hoje, com Marcos Daud (tradutor e adaptador Protocolo Volpone) e Ricardo Cardoso (Shakespeare Institute, USP / FAPESP) – Mediação Joca Andreazza (ator do espetáculo)
Debate 04 – 07/06 - Teatro na pandemia: o olhar crítico. Com Valmir Santos (Teatro Jornal) e Kil Abreu (Cena Aberta + curador de teatro CCSP) – Mediação Cacá Toledo (assistente de direção do espetáculo).
Todos os debates ficarão disponíveis no canal do Youtube do Protocolo Volpone para quem não puder acompanhar a transmissão ao vivo.
A Bendita Trupe deseja inspirar espectadores e artistas de muitos territórios a ousarem estabelecer novos experimentos cênicos protocolares, assim que houver uma melhora no quadro atual que permita a tão esperada abertura.

Foto: Maria Clara Diniz
A equipe
Essa montagem é a mais famosa comédia de Ben Jonson, na versão de Stefan Zweig, e tem adaptação de Marcos Daud. A idealização do projeto e direção é de Johana Albuquerque e o elenco é composto pelos atores Daniel Alvim, Helena Ranaldi, Joca Andreazza, Luciano Gatti, Marcelo Villas Boas, Mauricio de Barros, Pedro Birenbaum, Vanderlei Bernardino, Sergio Pardal e Vera Bonilha. Na visualidade do espetáculo figuram o cenógrafo Julio Dojcsar, a iluminadora Aline Santini, a figurinista Silvana Marcondes, o diretor musical Pedro Birenbaum e o visagista Leopoldo Pacheco. O projeto conta também com a assistência de direção de Cacá Toledo e produção de Anayan Moretto.
Sobre o espetáculo
Trata-se de uma adaptação de Volpone, a comédia da ganância, de Ben Jonson, contemporâneo de Shakespeare, um dos textos mais encenados no Reino Unido. O texto ganha uma versão enxugada pelo austríaco Stefan Zweig, nos anos 1920, a partir da qual Marcos Daud fez a versão atualizada para o contemporâneo. Volpone é um homem sem filhos, especialista na arrecadação de riquezas e, para mais acumular, finge estar agonizante e diverte-se com o desfile de bajuladores que, na expectativa de serem contemplados em seu testamento, o enchem de favores e se prestam a todas as humilhações. É uma comédia clássica, com uma embocadura de linguagem aparentemente de época, mas também divertida, cáustica e popular.
O texto foi encenado pelo Teatro Brasileiro de Comédia nos anos 1950, e Décio de Almeida Prado, crítico que ajudou a formar o público do TBC, assim descreve o texto: ‘Voltore’, ‘Corvino’, ‘Corbaccio’ – Ben Jonson não teria reunido assim esse bando de aves de rapina, em torno de Volpone, a astuta raposa velha, se não pretendesse escrever a mais estranha e inesperada das comédias: “a comédia da morte”.
A letra da música “Oh, Veneza, Terra dos Sonhos”, escrita especialmente por Bertolt Brecht para uma montagem deste texto pela diretora Elizabeth Hauptmann, em 1952, serviu de inspiração para a abertura deste espetáculo.
FICHA TÉCNICA
Texto: Ben Jonson, na versão de Stefan Zweig
Adaptação: Marcos Daud
Idealização e direção: Johana Albuquerque
Assistência de direção: Cacá Toledo
Atores:
Daniel Alvim (Volpone),
Helena Ranaldi (Canina),
Joca Andreazza (Corvino),
Luciano Gatti (Leone),
Marcelo Villas Boas (Juiz),
Maurício de Barros (Mosca),
Pedro Birenbaum (Inspetor e Músico em cena),
Vanderlei Bernardino (Voltore),
Sérgio Pardal (Corbaccio),
Vera Bonilha (Colomba).
Cenografia e Adereços: Julio Dojcsar
Desenho de Luz: Aline Santini
Figurino: Silvana Marcondes
Direção Musical, Músicas Originais, Produção de som e Teclados: Pedro Birenbaum
Visagismo: Leopoldo Pacheco
Colaboração nos desenhos de cena: Kenia Dias
Preparação corporal de Kempô: Ciro Godoy
Maquiadora: Jess Inamura
Sonorização: Kako Guirado
Operação de Som: Anderson Moura
Assistente de Luz e Operação: Pajeú Oliveira
Microfonista: Matheus Santos
Design gráfico: Murilo Thaveira
Mídias sociais: JustWebSites
Fotos Ensaio e Teasers: Marcelo Villas Boas
Fotos Divulgação: Maria Clara Diniz
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Filmagem em 04 câmeras e Edição do Espetáculo: Kim Leekyung e Marcelo Villas Boas
Áudio Studio - Felipe Santana
Legendas - Miguel Aceves Ramos Junior
Tradução Legendas Inglês - Jorge Minicelli
Tradução Legendas Espanhol - Iralys Escalona
Transmissão - Daniel Lopes
CICLO DE DEBATES:
Mediadores: Ruy Cortez; Johana Albuquerque; Joca Andreazza; Cacá Toledo.
Debatedores: Bendita Trupe; Pedro Granato; Marcos Daud; Ricardo Cardoso; Kil Abreu e Valmir Santos.
Produção Executiva: Marcelo Leão
Produção: Anayan Moretto
COORDENAÇÃO GERAL: JOHANA ALBUQUERQUE
REALIZAÇÃO: BENDITA TRUPE
SERVIÇO
Protocolo Volpone, Um Clássico em Tempos Pandêmicos
Temporada: De 14 de Maio a 05 de Junho
Horário: Sextas e Sábados às 20h.
Duração: 120 min
Ingresso: Gratuito
Local: Canal do Youtube do Protocolo Volpone
Debates: Dias 17/05, 24/05, 31/05 e 07/06,
Horário: Segundas, das 18h30 às 20h30.
Ingresso: Gratuito
Local: Canal do Youtube do Protocolo Volpone e Facebook da Bendita Trupe