Peça com texto inédito do premiado escritor João Anzanello Carrascoza retrata o mito do Minotauro

"Labirinthos Em Processo", da Cia Teatral Energós, estreia no Teatro Paulo Eiró


Foto: Divulgação


"Labirinthos Em Processo" é um espetáculo da Cia Teatral Energós que vai se desenvolver a cada apresentação, tendo sua dramaturgia e encenação reformuladas neste processo de curtas temporadas itinerantes pelos Teatros Paulo Eiró, Alfredo Mesquita e ainda uma terceira a ser confirmada.


A peça aborda o mito do Minotauro e conta com texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia é criada a partir dos fragmentos de duas obras perdidas do tragediógrafo grego Eurípedes (os textos Kretes e Theseus) e relacionando-os com a contemporaneidade. Estes fragmentos trágicos foram traduzidos pela 1ª vez para o português pelo diretor da companhia Leonardo Antunes e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.


Foto: Divulgação


Composto por uma série de quadros narrativos que contam a história do Minotauro, o espetáculo toma o papel do coro como protagonista da ação. Ora testemunha, ora atravessado pela tragédia, o coro guia o espetáculo e, a partir dele, os integrantes se destacam a fim de dar voz às várias personagens do mito.


A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por meio de texturas vocais múltiplas da fala e do canto, tanto pelo texto em português quanto pelas canções e versos em grego arcaico e moderno. Toda a música do espetáculo é realizada ao vivo pelos atores que tocam instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérico), uma orquestra de aquários e violino.


Além das apresentações, o projeto levará atividades a outros espaços culturais da cidade, desenovelando o mito do Minotauro por meio de encontros com o público em geral e com os participantes do Programa Vocacional, da Prefeitura.


Foto: Divulgação


Aos vocacionados, também serão oferecidas oficinas e abertas vagas de estágio para que acompanhem o processo de montagem, apresentação e desmontagem da Cia Teatral Energós. Serão três oficinas sobre o mito e a dramaturgia, realizadas em três Bibliotecas Municipais; e três oficinas de teatro com os aprendizes do Programa Teatro Vocacional.


Estas ações integram o projeto “O Mito do Minotauro por São Paulo” contemplado com o edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Ficha Técnica:

Direção e Iluminação: Leonardo Antunes

Dramaturgia: João Anzanello Carrascoza

Direção Musical: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes.

Cenografia: Leonardo Antunes e Márcia Moon

Figurinos: Miko Hashimoto

Atores: Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Isabella Bottan, Jean Pierre Kaletrianos, João Muniz e Pedro Ferreira

Adereços: Fernando Fedora

Cenotécnico: Lucas Barros

Preparação Musical (aquários): Orquestra dos Objetos Desinventados

Preparação Musical (percussão - adufe): Valéria Zeidan

Treinamento Corporal (danças): Vera Athayde

Treinamento Corporal (kempo): Ciro Godoy e Mavutsinim Santana

Fotos: Júlia Gama

Identidade Visual: Cláudio Novaes

Design Gráfico: Elaine Alves



LABIRINTHOS EM PROCESSO


Temporada Teatro Paulo Eiró

Data: Dias 02, 03 e 04 de Setembro

Horário: Sexta e Sábado, às 21h | Domingo, 19h

Local: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro

Ingressos: Gratuito | Retirar 01 hora antes da apresentação

Lotação: 468 lugares

Duração: 80 minutos

Classificação: 14 anos


Temporada Teatro Alfredo Mesquita

Data: Dias 23, 24 e 25 de Setembro

Horário: Sexta e Sábado, às 21h | Domingo, 19h

Local: Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana

Ingressos: Gratuito | Retirar 01 hora antes da apresentação

Lotação: 198 pessoas

Duração: 80 minutos

Classificação: 14 anos