Passeio pelo prédio do CCBB comemora centenário da Semana de Arte Moderna

Encenação em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Foto: Fellipe Oliveira


Com ingressos gratuitos a encenação UMA VIAGEM NO TEMPO – SEMANA DE 22, PELOS TRILHOS DO MODERNISMO é um passeio pelo prédio do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, localizado no centro da capital paulista, que levará o público por uma viagem sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e como ela foi deixando marcas nos 100 anos seguintes.

O projeto idealizado pela MoviCena Produções e Cia Mar, que também assina o roteiro, tem direção artística e encenação de Kleber Montanheiro e possibilita ao público o contato com informações, curiosidades e narrativas sobre o movimento modernista de 1922. O elenco exclusivamente feminino conta com as atrizes Beatriz Barros, Jéssica Policastri e Jennifer Souza, além das musicistas Lua Oliveira, Camila Silva e Tetê Purezempla.

Como seria se pudéssemos juntar as pontas do passado, presente e futuro? Saber o que foi feito lá, que chegou aqui e se transformará ali. Esse é o ponto de partida de UMA VIAGEM NO TEMPO – SEMANA DE 22, PELOS TRILHOS DO MODERNISMO, onde personagens de três tempos diferentes são reunidas por uma curiosa banda para descobrir o que aconteceu na Semana de Arte Moderna de 1922 e todas as influências na arte brasileira.

Durante um passeio pelo prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, o grupo conta, canta e questiona a sequência de acontecimentos que nos trouxeram até a contemporaneidade. Com composições inéditas e de Villa-Lobos, as personagens buscam a conexão entre tempos tão diversos.

Para Kleber Montanheiro a importância da apresentação está em jogar foco na reverberação da Semana de 22 ao longo do tempo. “Pensamos nas influências do movimento modernista em vários artistas de diferentes períodos. Para isso trazemos à cena três personagens: uma pintora da década de 20, uma cantora da década de 60 e uma poeta em pleno 2022”, explica o diretor.

Teatro e música

Foto: Fellipe Oliveira


Utilizando as linguagens do teatro e da música, o projeto propõe aproximar o público do conhecimento histórico que atravessa São Paulo, trazido por personagens do passado, mas que dialogam com o presente, além de valorizar a história patrimonial da cidade e da necessidade de tornar o público parte desses processos históricos.

Com a realização de UMA VIAGEM NO TEMPO – SEMANA DE 22, PELOS TRILHOS DO MODERNISMO, o Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a promoção e o acesso à cultura, colaborando para a formação do público e proporcionando conhecimento por meio da arte.

Viagem no tempo

Foto: Fellipe Oliveira


Foi em 2016 que nasceu a MoviCena Produções, criada por Jota Rafaelli e Rafael Petri, e também a Cia Mar, idealizada por Jéssica Policastri, Beatriz Barros e Lua Oliveira. Além do ano de nascimento, o que une a produtora e a companhia teatral é a paixão pela arte, cultura, educação e o apreço em mesclar projetos nessas três importantes áreas. “Tudo isso estabeleceu uma conexão entre nós. Esta parceria nos fortalece enquanto fazedores de arte, e com esta encenação em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, queremos ampliar os horizontes do público mostrando como momentos históricos constituem nossa cultura e memória”, conta Petri.


Ficha Técnica

Direção Artística: Kleber Montanheiro. Direção Musical e Composições: Lua Oliveira. Arranjador Musical Assistente: Alisson Antônio Amador. Roteiro: Cia Mar. Consultoria Histórica: Júlia Bittencourt. Intérpretes: Beatriz Barros, Jéssica Policastri e Jennifer Souza. Musicistas: Lua Oliveira, Camila Silva e Tetê Purezempla. Intérprete de LIBRAS: Amanda Assis. Figurinos e Adereços: Kleber Montanheiro. Assistente de Figurino: Marcos Valadão. Fotos: Fellipe Oliveira. Designer Gráfico: Gabriel Victal. Criação da Visita Guiada Sonora (Audiotour): Produtora Urbana. Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta. Direção de Produção: MoviCena Produções (Jota Rafaelli e Rafael Petri). Assistente de Produção: Fellipe Oliveira. Apoio Técnico/Contrarregra: Léo Sousa. Realização: MoviCena Produções e Cia Mar.


UMA VIAGEM NO TEMPO – SEMANA DE 22, PELOS TRILHOS DO MODERNISMO

Temporada: Até 30 de Abril

Horário: Sábados, às 11h

Local: CCBB - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo - SP

Ingressos: Gratuito | Reserve aqui

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre