Participe do "Cinema com (c)alma", novo projeto do canal Primeiro Plano

Projeto propõe uma desaceleração do tempo presente e uma imersão em 3 filmes bastante emblemáticos


Foto: Arquivo Pessoal


Criador do canal do Youtube e perfil no Instagram Primeiro Plano, o cineasta e ator Guilherme Pinheiro tenta sempre despertar o interesse das pessoas pelo cinema através de vários projetos nessas plataformas.


Por exemplo o "Trilogia do Cinema", onde os inscritos assistem durante o mês uma trilogia escolhida por votação e debatem semanalmente os filmes em lives, o "Desafio Olhares", onde é sorteado um ano e escolhidos 5 filmes que foram premiados nele, além dos vídeos sobres filmes no seu canal do Youtube.


Fotos: Divulgação


Há também as "Maratonas", que consiste escolher um diretor e combinar de todos assistir um filme por dia e logo depois debater de forma informal em uma live realizada no próprio perfil do Instagram do Primeiro Plano, além do Cineclube LGBTQIA+, onde a ideia será assistir um filme escolhido por ele e fazer uma discussão sobre o longa no final do mês através de uma reunião online.


E agora, Guilherme traz uma nova proposta: o "Cinema com (c)alma", baseado no “Slow Cinema”, um termo utilizado por volta de 2010 pela crítica cinematográfica para identificar filmes mais contemplativos, onde o tempo é expandido, os conflitos narrativos são mais sutis ou quase ausentes e vemos sempre personagens solitários em eventos cotidianos.




"Com calma, pois precisamos desacelerar para apreciá-lo. Com alma, pois precisamos aguçar alguns sentidos para fazer uma imersão nesse universo do Slow Cinema. " comenta Guilherme.


A proposta é uma desaceleração do tempo presente e uma imersão em 3 filmes escolhidos pelo cineasta e que são bastante emblemáticos nessa estética. Veja abaixo as obras que farão parte do "Cinema com (c)alma":


Fotos: Divulgação


Haverá também um grupo exclusivo para os participantes no Telegram, para troca de ideias sobre os filmes além de encontros (um para cada filme) onde os participantes dividirão as experiências e ideias acerca dos longas.


O projeto é gratuito, porém, para participar do grupo o Telegram é necessário entrar em contato com Guilherme por inbox no perfil do Primeiro Plano no Instagram.




Sobre GUILHERME PINHEIRO

Cineasta formado pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e ator pelo Teatro Escola Macunaíma. Já dirigiu curtas-metragens, vídeo clipes, documentários, institucionais e campanhas publicitárias. Trabalhou com cinema e publicidade durante sete anos como assistente de direção. Atualmente é sócio fundador da Galeria Produções, fazendo trabalhos de direção, fotografia, montagem, roteiro e textos de cunho cultural.

Posts Relacionados

Ver tudo