Núcleo Bartolomeu de depoimentos apresenta espetáculo-show comemorativo

"Hip Hop Blues" celebra duas décadas de criação do coletivo

Foto: Matheus Brant


Uma caminhada pela cidade de São Paulo, em momento de afrouxamento das medidas de distanciamento, e sob o ponto de vista de figuras tão comuns quanto à margem da sociedade. Esse é o mote, mas não só, de um dos novos trabalhos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos que faz parte das celebrações dos 20 anos: Hip Hop Blues.

O espetáculo-show conta com vários números musicais que fazem um diálogo entre teatro épico e a cultura hip-hop - pesquisa realizada pelo Núcleo Bartolomeu há 20 anos. Hip-Hop Blues propõe um passeio por São Paulo: um olhar afiado sobre a cidade, uma peregrinação onde figuras e lugares se revelam, explorando assuntos que são apresentados sob a forma de canções ou poemas de ações dramáticas.

A dramaturgia e a direção é de Claudia Schapira e a concepção geral é do Núcleo Bartolomeu - que além da Claudia é formado por Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D'Alva -, em parceria com artistas aliades.

A música exerce papel central em Hip Hop Blues, já que o formato de show predomina na encenação. "O blues é apresentado como visão de mundo, como forma de resistência e de protesto. Como ágora capaz de abrigar todas as diásporas, todos os levantes e de dar contorno ao momento desafiador pelo qual estamos passando; que lança mão do ritmo e da poesia como se fosse reza, como se fosse lamento, também reivindicação e luta, sem abrir mão do poder transformador da celebração, diz Claudia Schapira.


Peça show

Foto: Matheus Brant


O elenco é formado pelas atrizes e atores MC's Cristiano Meirelles, Dani Nega, Eugênio Lima, Luaa Gabanini, Nilcéia Vicente e Roberta Estrela D'Alva - mais Daniel Oliva na guitarra.

As personagens são representações exacerbadas, oníricas, de figuras urbanas, por vezes marginalizadas e rejeitadas pela sociedade que apresentam a sua visão de mundo. Neste estado de quase sonho, essas figuras "extra" cotidianas, comentam estes tempos e seu encontro com a cidade. O enredo parte da ideia de um grupo que se reúne para montar um show musical. Juntos, eles deflagram a cidade de São Paulo pós isolamento social. Hip Hop Blues propõe um olhar questionador sobre o tempo em que vivemos, e esbarra em questões como a moralidade imposta, apagamentos da história, violência de gênero, racismo, miséria e vulnerabilidade.


Duas décadas de Bartolomeu

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos completa 20 anos de criação e de atuação continuada com a construção da linguagem do teatro hip-hop e ganha comemoração com diversas atividades programadas ao longo de 2021 e 2022. Hip-Hop blues é uma dessas atividades. Essas duas décadas de intenso trabalho originaram não só uma cartografia que mescla linguagem e trajetória do grupo, mas também reflexões e um importante olhar para o futuro na formação de novos imaginários.


Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Claudia Schapira

Concepção Geral: Núcleo Bartolomeu e aliades

Atores/Atrizes-MC's: Cristiano Meirelles, Dani Nega, Eugênio Lima, Luaa Gabanini, Nilcéia Vicente e Roberta Estrela D'Alva

Guitarra: Daniel Oliva

Desenho de Luz: Matheus Brant

Músicas: Núcleo Bartolomeu e Elenco

Coreografias: Luaa Gabanini

Figurino: Claudia Schapira

Criação e Operação de Vídeo: Bianca Turner

Cinematografia: Gabriela Miranda e Matheus Brant

Operação de Câmera: Matheus Brant

Assistência de Direção: Rafa Penteado

Figurinista assistente e maquiagem: Isabela Lourenço

Engenharia de Som: João de Souza Neto e Clevinho

Montagem e Operação de Luz: Clara Caramez

Corpo andante pela cidade (vídeo): Flip Couto

Fotos para divulgação: Matheus Brant

Intérprete Libras: Erika Mota e Greicy Santos

Costureira: Cleuza Amaro Barbosa da Silva

Programação Visual: Murilo Thaveira

Transmissão ao Vivo: Ursula REC Audiovisual

Coordenação de produção, Administração Geral e Financeira: Mariza Dantas

Produção Geral: Périplo Produções

Assessor de Imprensa e Coordenação de Comunicação: Canal Aberto – Márcia Marques, Carol Zeferino e Dani Valério

Agradecimentos: Lu Favoreto, Estúdio Nova Dança Oito, Pequeno Ato, Galpão do Folias e Marisa Bentivegna


HIP-HOP BLUES

Temporada: De 16 a 19 de Dezembro

Horário: Quinta-feira a Domingo, às 18h e às 21h

Local: Canal do Youtube do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos