Não perca as inscrições para o curso de atuação gratuito "Primeira Cena"

Projeto é uma idealização de Erick Gallani com o apoio da Cia. Práxis Arte.

Foto: Divulgação


Com o apoio da Cia. Práxis Arte, Erick Gallani coordena e ministra a primeira edição do curso gratuito de interpretação teatral “Primeira Cena”. O projeto conta com os parceiros Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez, todos ex-integrantes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do saudoso encenador Antunes Filho (1929-2019). A iniciativa acontece online por conta da pandemia de Covid-19, mas tem como objetivo firmar-se como um curso permanente e presencial de formação de artes cênicas em São Paulo.


“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista.”, explica Gallani.


Com certificado e portfólio entregues ao final, o curso é indicado para estudantes de atuação e atores interessados em desenvolver técnicas para o teatro e o audiovisual. Para participar, é preciso ter entre 18 e 29 anos e ter disponibilidade para frequentar aulas com duração de 3 horas, três vezes por semana (total de 40 encontros e 120 horas).


Explorando novas metodologias e ensino digital, o “Primeira Cena” busca sensibilizar e impulsionar o entendimento e a criatividade no contexto do trabalho do ator. Neste sentido, o curso tem como proposta introduzir os alunos ao método da atuação desenvolvido pela companhia, a partir de conteúdos teóricos e atividades práticas, como exercícios de improvisação, de escrita, de construção de cenas e de atuação por meio de referências filosóficas, literárias, cinematográficas e das artes plásticas, que serão apresentadas pelos orientadores.


Entre os objetivos do curso estão oferecer aparatos técnicos e teóricos para que os alunos/atores passem por todas as etapas da criação de uma cena; desenvolver alunos/atores para possíveis projetos futuros; dotar os alunos/atores de noções de teatro em todas as áreas, passando da dramaturgia à direção de arte, direção e interpretação; e realizar uma mostra final de todas as cenas e um espetáculo teatral com o resultado das melhores cenas criadas ao longo do curso, que serão gravadas e transmitidas no canal da Cia no YouTube.


Outras atividades

Além das aulas, os participantes e outras pessoas interessadas poderão assistir a um ciclo com quatro palestras gratuitas sobre temas relacionados ao fazer teatral, ministradas por outros profissionais convidados. São eles: André Araújo, César Batista, Claudio Cabral e Rosangela Ribeiro. Esses encontros acontecem mensalmente ao longo do curso com mediação do artista e professor Thiago Cuimar e contarão com tradução em Libras.

Ao final desse processo de formação, os alunos/atores ainda apresentarão uma mostra teatral online, com as proposições artísticas desenvolvidas durante os encontros.


Sobre o espetáculo

Posteriormente, serão escolhidas algumas cenas que serão gravadas e resultarão em um espetáculo que será transmitido via Youtube. Com cenas do cotidiano e temáticas poéticas, a dramaturgia será elaborada pelos próprios atores a partir da busca pela expressão e da construção do naturalismo em cena.


“Quando se instaura um núcleo que dissemina o gosto pela cultura, todos aqueles que pertencem a esse contexto passam a ser atingidos pelo núcleo gerador. A informação circula e cada um dos participantes das oficinas transforma-se em um agente multiplicador. A realização das palestras e da mostra será a oportunidade de acessar um maior número de interessados, aumentando a troca de experiências tão essencial para o desenvolvimento das artes cênicas”, comenta Gallani.


PRIMEIRA CENA

Indicado pessoas entre 18 e 29 anos, estudantes de atuação e atores interessados em desenvolver técnicas para o teatro e o audiovisual


Inscrições: De 17 de Janeiro a 03 de Fevereiro (até às 23h59) | Acesse aqui

Entrevistas online: De 07 a 10 de Fevereiro

Resultado Final de aprovados: 12 de Fevereiro


Período das aulas: 14 de Fevereiro a 02 de Junho

Número de vagas: 24 (3 turmas de 8 pessoas)

Carga horária: 120 (40 encontros de 3 horas)


Informações: entre em contato pelo WhatsApp (11) 97690-3411 ou acesse o Instagram