Mãe e filho sobem ao palco e contam história real sobre aborto, deficiência e diversidade

A peça-performance mostra o dilema de uma futura mãe, que descobre na gravidez que seu filho virá ao mundo com vários problemas de saúde.

Foto: Ivan Soares


Um dos três vencedores do 7º edital da Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo, o texto "Sete Cortes até Você", de Soraia Costa estreia no Espaço Cênico Ademar Guerra, do Centro Cultural SP. Com direção da própria autora, que está em cena ao lado do filho Valentino Manolo, a montagem atravessa questões atuais, como aborto, violência obstétrica, deficiência, eugenia, imigração, diversidade e representatividade.


"Sete Cortes até Você" marca a estreia de Valentino Manolo no teatro e a volta de Soraia Costa aos palcos. Valentino atuou nos últimos quatro anos em produções audiovisuais, sendo seu mais recente trabalho a série Escola de Gênios, do canal Gloob, enquanto Soraia, após um período de 12 anos atuando como fotógrafa e vivendo na Áustria, constrói um espetáculo a partir de sua gravidez.


Foto: Ivan Soares


“Brinco que a maternidade me tirou de cena, mas também está me trazendo de volta aos palcos”, conta a autora. Já Valentino está super animado e aposta na diversão em sua estreia no teatro ao lado da mãe. “Eu sempre tento fazer o meu melhor então acho que não muda muita coisa se é minha mãe ou outra pessoa em cena. Quer dizer, com a minha mãe as vezes eu dou uma relaxada, porque sei que ela não vai ficar brava”, ri o jovem ator.


Real e ficção


A montagem mostra o dilema de uma futura mãe, que descobre na gravidez que seu filho virá ao mundo com vários problemas de saúde. Confrontada com a possibilidade de interromper legalmente a gestação com quase 24 semanas, a mulher se vê diante de um dilema implacável. Soraia completaria as 24 semanas no dia seguinte à descoberta dos diagnósticos e tinha apenas 12 horas para fazer esta escolha.


“Eu tive uma única noite para viver o luto do meu filho idealizado, da história perfeita que projetei para mim, até conseguir confrontar meu filho real, e aceitá-lo ou não”, conta. Mesmo com medo, ela decide continuar. A criança nasce prematura, com lábio leporino e fissura no palato, sopro cardíaco, atresia de esôfago, e é submetida à sete cirurgias nos primeiros quatro meses de vida. No total, até hoje, foram 17. No palco, mãe e filho, hoje com 14 anos, munidos de documentos, fotos, e vídeos captados ao longo deste período, contam suas versões desta história real e que acomete uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil.


Foto: Ivan Soares


Soraia e Valentino investigam a fronteira entre o real e o ficcional propondo um diálogo entre a cena ao vivo e o mundo virtual – universo contemporâneo dos adolescentes – brincando com a linguagem dos youtubers, a velocidade de informações do TikTok e projeções de animações onde seus corpos se encaixam nos desenhos, constituindo assim espaços transmidiáticos dos quais emergem novos formatos de comunicação.



Ficha Técnica:

Concepção, Direção e Dramaturgia – Soraia Costa. Elenco – Soraia Costa e Valentino Manolo. Desenho de Luz – Aline Santini. Assistentes de Iluminação e Operação Técnica – Giorgia Tolaini e Letícia Trovijo. Figurino e Adereços – Daniela Gimenez. Cenário – Carmela Rocha, Sofia Gava e Paula Thyse. Produção Cenográfica e Cenotécnica – Yuri Godoy e Gabriel Salvador. Trilha Sonora – Soraia Costa. Coreografia – Fernando Delabio. Provocadores – Janaina Leite, Maria Amélia Farah, Érica Montanheiro e Eric Lenate. Participação Especial – Renato Santana. Animação – Amanda Trindade. Videomapping – Ivan Soares. Vídeos e Edição – Soraia Costa. Engenharia de Som e Operação Técnica – Rodrigo Florentino. Cinematografia/Direção de Fotografia Subaquática – Lucas Pupo. Assistente de Fotografia Subaquática – Richard Reis. Iluminação Filmagem Subaquática – Octa Produções Ltda. Colorista – Lupércio Bogéa. Mergulhador de Segurança – Felipe Bataline. Operador de Câmera para Making Of – Alef Paz. Designer Gráfico – Henrique Mello. Preparador Vocal Musical – Eric D´Ávila. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção – Costa & Manolo. Consultoria de Produção – Henrique Mariano. Assistência de Produção – Carô Calsone. Colaboração em Produção – Cris Maluli. Advogado – Marcos Porto. Apoio Filmagem – Liquidophoto e Octa Produções Ltda. Apoio Locação – Evidive - Escola de Mergulho.



SETE CORTES ATÉ VOCÊ

Temporada: De 29 de Abril a 08 de Maio

Horário: Sexta a Domingo, às 20h*

Local: Rua Vergueiro, 1000

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia) | Compre aqui

Duração: 100 minutos

Classificação: 14 anos


*Sessão extra dia 05 de Maio, às 20h com tradução em libras