Lado a Lado lança documentário sobre sua mentoria para impulsionar pequenos negócios de gastronomia

Programa é especializado em mapear iniciativas socioculturais em diferentes regiões do país


Foto: Divulgação


Bairro multicultural e polo gastronômico de SP, o Bom Retiro foi foco do Lado a Lado, um Programa de mapeamento e mentoria de iniciativas socioculturais que visa transformar e desenvolver pequenos negócios e comunidades. E o resultado desse trabalho, que aconteceu ao longo de 2021, pode ser conferido em um documentário que está disponível online e gratuitamente até o dia 31 de maio de 2022, após lançamento presencial para plateia com mais de 200 pessoas na Oficina Cultural Oswald de Andrade.


O média-metragem tem uma versão com Libras, legenda descritiva e audiodescrição. Ele também será disponibilizado em DVD para escolas, bibliotecas públicas e secretarias estaduais e municipais de Cultura e ficará disponível no canal do YouTube do Programa Lado a Lado. O documentário é uma realização da 3 Apitos em parceria com a Nimboo’s Filmes.


O Lado a Lado foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ticket.


Com a missão de contribuir para a valorização e a profissionalização da Cultura no país, o Programa escolheu o Bom Retiro para receber a sua primeira edição – ao lado do município de Porto Feliz (SP). Isso porque a região abriga uma enorme diversidade de estabelecimentos gastronômicos comandados por imigrantes de diversas origens, como coreanos, bolivianos, judeus, gregos, colombianos e árabes. Além disso, possui a proporção mais alta de equipamentos culturais por habitante na cidade.


“Acreditamos que as pessoas já têm, dentro de si, a capacidade de se desenvolver. Às vezes, o que falta é só uma ferramenta específica, um outro olhar ou ter tempo mesmo para pensar de forma estratégica nos negócios e sonhos de quem empreende”, comenta Flávia Paschoalin, idealizadora do Lado a Lado, sobre a importância dessa mentoria.


O documentário cria um panorama do trabalho feito pelo Lado a Lado com os pequenos empreendedores da região. Tudo começou com o mapeamento dos restaurantes e outros estabelecimentos que trabalham com a venda de alimentos e bebidas no bairro. Foram identificados mais de 50 negócios, e 25 deles responderam uma pesquisa quantitativa que forneceu mais informações sobre o perfil gastronômico da região.


Foto: Divulgação


A pesquisa identificou que a maior parte dos estabelecimentos funciona na Rua Três Rios; 68% dos negócios são liderados por mulheres; 88% têm, em média, quatro colaboradores; e a maioria dos empreendimentos funciona na região há mais de 5 anos (48% deles têm mais de 10 anos). Assista ao vídeo do mapeamento Lado a Lado para conhecer outras descobertas da ação.


Em seguida, a equipe do Lado a Lado selecionou seis pequenos negócios de gastronomia para participar do Programa ao longo de 2021, que contou com oficinas coletivas e mentorias individuais.


Como o Programa aconteceu em um momento mais turbulento da pandemia de Covid-19, quando os estabelecimentos não podiam sequer abrir seus salões na fase Vermelha do Plano São Paulo, as atividades aconteceram online ou presenciais seguindo rígidos protocolos para garantir a segurança de todos. E as mudanças e desafios trazidos por esse momento também podem ser conferidos no documentário.


Os participantes receberam orientações sobre práticas de gestão de negócios, ferramentas de marketing e divulgação; gestão financeira; relacionamento com os colaboradores e o público; implementação de ferramentas de gestão mais eficientes; entre muitos outros conhecimentos.


O filme reúne depoimentos da equipe de mentoria do Lado a Lado e dos empreendedores que participaram do Programa – sobretudo sobre as muitas dificuldades trazidas pela pandemia, a experiência de participar do LAL e as inovações que conseguiram incorporar em seus negócios.


Saiba mais sobre as iniciativas gastronômicas que participaram do Programa e do documentário:


Café Colombiano: espaço intimista com cafés especiais e guloseimas



Dabok Factory: fábrica (especializada em tok) e restaurante coreano



Emporium Brasil Israel: casa tradicional de produtos judaicos


MilkShake Mix Bom Retiro: Sorveteria


Pasteluz: Pastelaria



Prato Grego: Restaurante grego



Para mais informações sobre o Programa, acesse os canais do LAL: o site, o perfil no Instagram e o canal no YouTube. Ou assista ao vídeo institucional (você pode acessar também a versão do vídeo com Libras e legenda).








FICHA TÉCNICA


Lado a Lado | Bom Retiro


- Concepção do Programa: Flávia Paschoalin | 3 Apitos

- Coordenadores de produção: Flávia Paschoalin, Leonardo Birche

- Coordenadora de metodologia e de mapeamento: Marina Lourenço

- Facilitadores: André Dib de Seixas, Camila Melo

- Especialista em negócios da gastronomia: Heloísa Mader


Documentário Lado a Lado | Bom Retiro


- Direção e produção: Daniel Barosa e Nikolas Maciel | Nimboo’s

- Cinematografia: Daniel Barosa, Nikolas Maciel e Nick Gomes

- Montagem: Daniel Camargo de Souza Ferreira

- Assistente de Montagem: Lucian Fernandes

- Ilustrações: Lucas Fontana

- Animações: André Alonso Mello

- Duração: 31 minutos e 26 segundos

- Restaurantes participantes: Café Colombiano, MilkShake Mix Bom Retiro, Dabok Factory, Prato Grego, Emporium Brasil Israel, Pasteluz.

- Lei Federal de Incentivo à Cultura

- Patrocínio: Ticket Edenred

- Apoio: Poiesis Gestão Cultural, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Governo do Estado de São Paulo

- Produção audiovisual: Nimboo’s

- Realização: 3 Apitos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal


O programa foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ticket.