Já pensou em fazer uma visita teatralizada ao prédio histórico do CCBB?

Ação possibilita novas maneiras de se apropriar de um edifício histórico e as narrativas que o cercam

Foto: Felipe Oliveira



Localizado no centro da capital paulista, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo volta a realizar a visita teatralizada ao seu prédio histórico. Utilizando o lúdico e o fazer teatral como suportes para a mediação entre público e espaço, a VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO é uma opção divertida de passeio com a família durante as férias.

Projeto idealizado pela MoviCena Produções e Cia Mar, que também assina o roteiro, a visita teatralizada tem direção artística e encenação de Kleber Montanheiro e traz informações sobre a história da cidade de São Paulo, a inserção do Banco do Brasil naquele local e detalhes da construção do prédio do Centro Cultural, que foi construído em 1901 e está localizado na Rua Álvares Penteado, centro histórico da capital paulista.

Viagem no tempo

A VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO conta a história de um grupo de personagens típicos do centro paulista – uma vendedora de frutas da rua da Quitanda, um arquiteto, uma fotógrafa e um grupo de choro – que são teletransportados por uma máquina do tempo e trazidos diretamente do século XIX para os dias atuais. Perdidos pelo centro de São Paulo eles precisam descobrir como voltar ao passado.

Para isso, uma verdadeira caça ao tesouro é proposta pelos personagens por meio da visitação de espaços, curiosidades e notícias do Centro Cultural. O público tem acesso, de forma lúdica e divertida, a história de como São Paulo se transformou nessa grande metrópole e também a história do prédio do CCBB São Paulo.

Utilizando as linguagens do teatro, da música e do audiovisual, o projeto propõe aproximar o público do conhecimento histórico que atravessa São Paulo, trazido por personagens do passado, mas que dialogam com o presente, além de valorizar a história patrimonial da cidade e da necessidade de tornar o público parte desses processos históricos.

O prédio do CCBB São Paulo

Construído em 1901, o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo virou agência bancária em 1927 e Centro Cultural em 2001. O edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e após a reforma do arquiteto Hippolyto Pujol, se tornou o primeiro prédio do Banco do Brasil na cidade de São Paulo.

Graças ao restauro do arquiteto Hippolyto Pujol, o espaço ainda preserva características arquitetônicas do início do século da Belle Époque Paulista, período de influência francesa, como platibandas (faixas horizontais no superior do prédio) e mansardas (janelas sobre o telhado). Também são notáveis a estrutura de concreto armado (uma inovação na época), a grande área das janelas emolduradas por pilastras monumentais e o vão interno que atravessa todos os andares, iluminado por uma claraboia. Um dos destaques do prédio é o busto do deus grego Mercúrio, o deus do comércio, embaixo das iniciais “BB” do banco.

#CCBBemCasa

Além da visita presencial, a VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO pode ser acompanhada remotamente, por meio de um vídeo disponibilizado no YouTube do Banco do Brasil.



VISITA TEATRALIZADA AO CCBB

Apresentações: Dias 8, 15, 22 (sessão com libras) e 29 de janeiro,

Horário: Sábados, às 11h e dia 25 de janeiro (feriado na cidade de São Paulo) | Terça-feira, às 11h

Local: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo, SP

Ingressos: Gratuito | Reserve aqui

Duração: 60 minutos.

Classificação: Livre