Imersão teatral encerra a programação do projeto “De Borges a Outro Borges” no CPT_SESC

A leitura dramática on-line “O Outro Borges”, contém trechos da peça escrita pelo dramaturgo Samir Yazbek


Da esq. p/ direita: Samir Yazbek, Marcelo Lazzaratto, Valmir Santos, Carlos Alberto Riccelli, Helô Cintra Castilho, Matheus Cirilo | Imagem: divulgação


Para encerrar a programação do projeto “De Borges a Outro Borges” - uma imersão teatral on-line a partir da vida e obra do escritor argentino Jorge Luis Borges – o CPT_SESC realiza a Leitura Dramática de “O Outro Borges”, com trechos da peça escrita pelo dramaturgo, professor e pesquisador teatral, Samir Yazbek.


A programação se deu por meio de ações artístico-pedagógicas, totalizando sete encontros on-line; dois abertos ao público, ministrados por especialistas: a professora livre-docente pela USP, Laura Janina Hosiasson, que discorreu sobre a literatura de Borges, e o professor e crítico de teatro Welington Andrade sobre as teatralidades borgianas; e cinco encontros fechados, com participantes pré-selecionados, que realizaram um processo de criação cênico a partir de contos selecionados de Borges.


"O processo todo (incluindo as palestras), ao abordar a vida e obra de Borges como matéria-prima para a criação cênica, está sendo fundamental para sondarmos novos caminhos para a dramaturgia e para o teatro”, afirma Samir Yazbek.

Após esse ciclo de encontros, o público é convidado a acompanhar a leitura dramática que encerra a programação. Com direção de Marcelo Lazzaratto, interpretação de Carlos Alberto Riccelli, Helô Cintra Castilho e Matheus Cirilo e mediação do crítico de teatro e jornalista Valmir Santos, a atividade é gratuita e será transmitida no canal do CPT_SESC no YouTube, com tradução em Libras.

O Outro Borges

A peça começou a ser desenvolvida há 30 anos no CPT, sob a coordenação de Antunes Filho, quando ainda se chamava “O Aleph”, numa alusão ao conto homônimo de Borges. O Outro Borges está praticamente finalizado, com previsão de estreia em 2022.


DE BORGES A “O OUTRO BORGES”

Imersão on-line na obra de Jorge Luis Borges, a literatura como matéria-prima para a criação cênica


Dia 15 de Dezembro | Quarta-feira, das 19h às 21h

Leitura dramática on-line

Local: Canal do Youtube do CPT_SESC

Trechos da peça “O Outro Borges”, de Samir Yazbek

Direção: Marcelo Lazzaratto

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Helô Cintra Castilho e Matheus Cirilo

Mediação: Valmir Santos

Classificação: Livre