"História de Amir" expõe feridas de protagonista gay negro periférico tentando mudar sua realidade

Lançamento será dia 08 de Março com bate-papo sobre as vivências que inspiraram o romance


Novo livro publicado pelo selo Seis Cores, "História de Amir", de Paulo Sérgio Moraes, terá seu lançamento realizado na próxima segunda-feira, dia 8/3, às 19 horas, em bate-papo com a criadora digital Jennifer Prioli e os convidados Tadeu Ramos e Laercio Cândido, que debatem racismo, homofobia e transfobia​, temas presentes no romance. Para acompanhar é só seguir o Instagram pessoal do autor.


O livro se encaixa em uma vertente que vem crescendo na literatura brasileira, mas que ainda é bastante dissonante daquela majoritariamente publicada por grandes editoras, premiada em festivais e traduzidas no exterior. Pelas vivências de Amir, jovem gay negro periférico, a obra reivindica sua função de exaltar as narrativas socialmente apagadas, nos fazendo deparar com as instâncias sutis e nem-tão-sutis das estruturas racistas, homofóbicas e classistas que pautam a sociedade brasileira.


Acompanhamos os percursos reais, por vezes errôneos e por vezes gloriosos, de Amir, estudante de engenharia civil, mas que trabalha em uma construtora como técnico de segurança. Ao ficar sabendo de uma vaga de estágio, vê enfim uma oportunidade para crescer no mercado, a chance que seu irmão, morto por policiais na favela, não teve.


A oportunidade de Amir está nas mãos de um superior que demonstra claro preterimento com relação ao jovem. Enquanto lida com suas cicatrizes, cruzam o seu caminho personagens como Douglas, um garoto trans, e o policial Félix. Ambos cumprem o papel de estender a mão ao protagonista, revelando a força da amizade e o poder de uma improvável história de amor.


Voltado para o público jovem-adulto, História de Amir expõe questões sérias com narrativa leve.


Em seu terceiro livro publicado (​Condicional​, 2013 e ​Olhos Distantes​, 2015), Paulo Sérgio Moraes mais uma vez revira feridas latentes de suas próprias vivências, que servem de inspiração para seus enredos ficcionais.


Em seus romances, narra as inquietudes que levam à jornada de auto aceitação e aprendizado por via dos próprios erros. Sua narrativa é leve e convidativa. São histórias, acima de tudo, sobre pessoas reais.


História de Amir estará em pré-venda no site do selo Seis Cores a partir do dia 08, com valores promocionais. A partir do dia 23 de março, o livro passa a ser distribuído nos principais marketplaces​ online, como a Amazon e Submarino.


Paulo Sérgio Moraes


Autor de Literatura Queer – História de Amir (2021), Condicional (2013) e ​Olhos Distantes​ (2015) – que narra questões sensíveis e reflete as diversidades de personagens LGBTQI+. Mestrando em Comunicação, é também pós-graduado em Literatura Contemporânea e formado em Letras.



História de Amir


Lançamento: Dia 08 de Março, às 19 horas

Local: Instagram do autor @paulomoraes84

Onde comprar: Principais lojas de e-commerce e site do selo Seis Cores