FIT Rio Preto retorna com 31 obras e participação de sete países

Atrações irão ocupar São José do Rio Preto com 65 apresentações em dez dias de festival


Foto: Espetáculo "Pagliacci" | Divulgacao


O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) retorna à cena cultural com uma programação pulsante e pautada por temas em diálogo com as questões da atualidade.


Um dos mais importantes espaços de difusão e reflexão das artes cênicas no País, o festival contemplará 31 obras, sendo cinco internacionais, de gêneros e estéticas diversas, que irão ocupar 20 locais da cidade, entre palcos, ruas e espaços alternativos, totalizando 65 apresentações em 10 dias. O evento oferecerá 17 ações formativas e reflexivas e um ponto de encontro, o Graneleiro, com 34 intervenções artísticas, shows e performances.


Foto: Espetáculo "El Ultimo Rinoceronte" | Alice Brazzit


Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, o FIT Rio Preto chega, em 2022, aos 53 anos de história e 20 anos de edição internacional, retornando à ativa após uma lacuna de dois anos sem edições por conta da pandemia da covid-19.


O festival volta à cena com o propósito de marcar a retomada dos grandes eventos culturais, demonstrando a importância da arte e cultura especialmente em tempos difíceis, como de uma crise sanitária e humanitária.



Abertura

Foto: Espetáculo "Fuego Rojo" | Divulgacao


A abertura acontece no Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa-Lago I), com o espetáculo Jacksons do Pandeiro, da companhia Barca dos Corações Partidos, do Rio de Janeiro/RJ. No palco, uma homenagem ao cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982), que recebeu a alcunha de “Rei do Ritmo” por suas mais de 400 canções recheadas de gêneros como samba, forró, coco, baião e frevo. Vencedora do prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro), a montagem tem direção de Duda Maia, texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios e direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.


Confira a programação completa aqui.


Retomada SP


A programação do Graneleiro, no FIT Rio Preto 2022, está sendo viabilizada por meio do Edital Retomada SP 2022, lançado pelo Programa Juntos Pela Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, do Governo de São Paulo, do qual o projeto foi vencedor.


O Retomada SP é um programa de apoio à realização de novas edições de festivais, em formato presencial, com mais de cinco edições já realizadas nas áreas de artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional. O projeto foi inscrito pela Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto.


FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO

De 21 a 30 de Julho – São José do Rio Preto – SP/ Brasil

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo.

Ingressos: À venda a partir de 08 de julho (às 11h) no site do FIT Rio Preto e a partir das 17 horas em todas as unidades do Sesc de São Paulo e bilheteria do Complexo Swift.