Estreia hoje novo texto do dramaturgo Antonio Ranieri, que aborda a violência contra a mulher

"Angela – Um Grito de Liberdade" faz curta temporada online

Foto: Divulgação


Em 2020 mais de 26.000 mulheres sofreram violências sexuais. Quase 70% dos crimes aconteceram dentro de casa. O Brasil é o 5º país com maior numero de feminicídio do mundo. Todos os dias uma mulher é assassinada por dizer NÃO.


A dramaturgia de "Angela – Um Grito de Liberdade" discursa sobre o universo feminino com muita delicadeza. O texto escrito por Antonio Ranieri, tem como parceira Talitha Pereira, responsável pela pesquisa histórica e social.


“Há muito tempo eu queria contar esta história, mas entendia que não era o meu lugar de fala. O encontro com a Talitha foi fundamental para eu entender que o que faltava em mim não era somente estudo, era empatia. Primeiro eu precisei quebrar em mim todos os preconceitos e machismos embutidos com o tempo, o que eu trouxe de casa e o que a sociedade me ensinou. Depois, eu me conectei com todas as mulheres que em algum momento cruzaram o meu caminho e me ajudaram a ser um homem melhor.” diz Antonio Ranieri

Foto: Divulgação | Elenco


Sinopse


"Angela – Um Grito de Liberdade", conta a jornada de seis mulheres, que tem em comum a violência. Mulheres que não aceitaram sucumbir a tirania machista, opressora e genocida. Que não aceitaram morrer sem antes lutar. Mulheres fortes, que unidas pela tragédia, se fortaleceram para resignificar suas histórias e seguir em frente. “Nós estamos todas juntas. E onde mais nós estaríamos?”


Sobre Antonio Ranieri

Completou 20 anos de carreira em 2018. Produtor, Ator, Educador, Diretor, Dramaturgo e Administrador de Cultura. Durante 05 anos foi responsável pela curadoria e administração do Teatro Procópio Ferreira, recebeu os espetáculos: “Tim Maia Vale Tudo – O Musical”, “Cabaret”, “Cazuza”, “Sai de Baixo” / TV Globo, e outros. Produziu e administrou as seguintes produções: “E aí, comeu?” de Marcelo Rubens Paiva/Brainstorming; “Avalon” – direção de Karen Acioly – SESI Paulista/Manhas e Manias de Eventos; “Mulheres Alteradas” – direção Eduardo Figueiredo; “Solidão a Comédia – de Vicente Pereira e direção de Claudio Tovar”; “As Traças da Paixão” – De Alcides Nogueira e direção de Marco Antônio Bráz; “O Teatro na América Latina” – contemplado pelo Prêmio do Fomento à Cultura na cidade de SP e a Turnê pela América Latina; participando dos festivais de Valdívia e Puerto Monte (Chile); o musical “Rita Lee Mora ao Lado”; “Otelo” de W. Shakespeare com direção de Debora Dubois (indicado a diversos prêmios na cidade de SP, como APCA e Aplauso Brasil e ganhador de 5 prêmios Cenym e 02 prêmios FITA, ficando em turnê por 02 anos. Em 2016 dirigiu a produção do clássico: “Sobre Ratos e Homens” de John Steinbeck, que venceu o APCA 2016 de melhor espetáculo, eleito o Melhor espetáculo Folha SP e Veja SP, e ganhador de 06 prêmios Cenym 2016, incluindo o de melhor produção e qualidade técnica e 02 prêmios Aplauso Brasil. Atualmente o espetáculo segue em turnê, depois de já ter passado por 04 estados e mais de 60 cidades, entre os locais de destaque: Sesc Bom Retiro, Itaú Cultural e Folias, CCBB RJ, CCBB BH, e mais de 50 cidades do interior de SP. Com mais de 70 espetáculos realizados. Como diretor destacam-se: “Antonio e Cleopatra” de William Shakespeare, “Os Estranhos que nos Habitam” de Wagner Dávilla, “O Homem do Principio e Ao Fim” de Millôr Fernandes, “A Dama do Lotação” de Nelson Rodrigues. Nos últimos anos, se dedica também a pesquisa dramatúrgica, produzindo os textos: “Pluz Size Love” (2015); “Estilhaços” (2014/2015); Dissensão (2003); “Leão Coragem – O Muro Além do Medo” (em 2016/2017) e Vidros Arriados (2018). Em 2019 estrearão os textos inéditos: “Os Barulhos dos Carros na Rua Molhada”; “Anos Incríveis – o Melhor sempre está por vir”; “Churrasco” ; “Resíduos”; e “Caio – quando o amor não vem”.


Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Antonio Ranieri

Elenco: Débora Nunes, Giovanna Romanelli, Tatiana Eivazian, Marisa Bezerra, Érica Ribeiro e Titzi Oliveira.

Participação Especial: Isa Rodriguez.

Direção de Fotografia: Lucas Sancho e Paula Tonelotto

Direção Musical, Trilha Incidental e Finalização: Márcio Guimarães

Desenho de Luz: Reynaldo Thomaz

Figurino: Marcio Vinicius

Assistência de Direção: Lucas Sancho

Edição: Lucas Sancho e Paula Tonelotto

Captação de Som: Miro Dottori e Filipe Cretton

Finalização e Mixagem: Bruno Pinho.

Gravação e Guitarras: Rovilson Paschoal

Gravação e Guitarras: Rovilson Paschoal

Sax: Salazar

Produção: Rodrigo Risone e Marina Assis

Comunicação Visual: Fábio Soares

Pesquisa de Dramaturgia: Talitha Pereira

Consultoria de Contábil: Sylvia Ranieri

Direção de Produção: Antonio Ranieri

Produção e Realização: A.R Produções Artísticas e A Minha de Teatro e Pesquisa


ANGELA - UM GRITO DE LIBERDADE


Temporada: De 19 a 21 de Dezembro

Horário: às 19h e 21h

Local: no site antonioranieri.com.br

Duração: 45min

Classificação: 16 anos

Gratuito