Espetáculo sobre a solidão da paixão feminina estreia de forma online

"Tango - Roteiro da Decomposição" é exibido no canal do Youtube da Contorno Produções

Foto: Ronaldo Gutierrez


Tango _ roteiro da decomposição é a história de um casal em preparação. A mulher organiza um jantar para o primeiro encontro com o homem. O homem organiza o primeiro jantar para a mulher. Em pequenos fragmentos, veremos a alquimia que se estabelece entre as diversas etapas de uma relação amorosa.


O texto é uma dança no tempo. O tempo da preparação de um jantar para o primeiro encontro do casal também é o tempo integral da relação que os dois vivem. O texto possui três planos distintos que se alternam. O primeiro plano é a organização do jantar. O segundo plano é a preparação do término de um casamento que pode durar uma vida inteira a dois. E o terceiro plano é a preparação do texto que o casal escreve (e dança) para ir à cena.


Fragmentos de imagens, pensamentos, sensações e reflexões de um processo cinematográfico vivido por Natalia com um diretor argentino Eduardo Milewicz em 2018, contaminaram a criação artística do espetáculo.


O tema que foi abordado no processo cinematográfico e discutido nesse projeto é o percurso solitário do nascimento da paixão de uma mulher. Desde janeiro de 2019, encontros semanais, aulas de tango, improvisos, criações cênicas, rodas de debates, leituras foram essenciais para a criação dramatúrgica do espetáculo assinada pela Priscila Gontijo que acompanhou tudo em sala de ensaio, junto com o ator Fabricio Licursi e as provocadoras Vanessa Bruno e Janaina Suaudeau.


Fotos: Ronaldo Gutierrez


Como numa tomada de cinema, experiência já vivenciada pelos integrantes do projeto, fragmentos de momentos em tempos diversos torna a encenação um quebra cabeça misterioso e dinâmico para potencializar a narrativa e a história contada por um casal de atores/personagens e cativar o público. A potência visceral do tango e da paixão nesse espetáculo só pode ser irradiada no palco a partir da dança e da linguagem teatral. E através da filmagem, ou seja, do audiovisual, instantes únicos da encenação ou da paixão poderão ser eternizados. Assim como, a possibilidade de pontuar o encontro e a atração da arte cinematográfica e teatral.


“A dramaturgia parte do tempo de preparação dos alimentos como metáfora para o começo de uma relação amorosa. Simultaneamente, os alimentos também representam o final da história. A vida comum que se come. A vida comum que se planta, a vida comum que se colhe e não se cansa de ensaiar o seu final. Nenhuma relação afetiva acaba definitivamente porque ela continua em nós. Nós somos aqueles que amamos. Assim como em uma dança, em um tango ou num estilhaço de tempo que contém uma vida inteira. No começo do amor já está plantada a semente da morte”, comenta Natalia Gonsales.


A estrutura dramática absorve tanto o mais ínfimo e banal do cotidiano como as grandes questões em torno do desejo e da morte. Em cenas breves e não lineares acompanhamos esse casal que se conhece, se esmaga, se ama, se odeia, se mata e se renova.


Ficha Técnica

Texto: Priscila Gontijo / Direção: Bruno Perillo / Elenco: Bruno Kott e Natalia Gonsales / Música: Marcelo Pellegrini / Coordenador de Vídeo e câmera: Guto Garrote / Câmera: Rodrigo Sawl / Câmera: Daniel Magalhães – Niggsdan / Direção de Arte: Natalia Gonsales / Iluminador: Igor Sane / Maquiagem: Amanda Tedesco / Figurino: Anne Cerutti / Costureira: Dovernir da Silva / Adereço: Fátima Lima / Preparação Corporal: Ronaldo Gutierrez / Produção Executiva e Continuísta: Letícia Gonzalez / Som Direto: Deby Murakawa / Montagem: Jaime Queiroz / Assessoria de Imprensa: Pombo Correio / Mídias Sociais: Letícia Gonzalez / Fotos: Ronaldo Gutierrez / Identidade e design gráfico: Lucas Sancho / Idealização: Natalia Gonsales / Produção: Bem Casado Produções Artísticas e Contorno Produções / Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez / Assistente de Projetos: Bianca Bertolotto / Assistente de Produção e Comunicação: Carolina Henriques.


TANGO - ROTEIRO DA DECOMPOSIÇÃO Apresentações: dias 12, 13, 14 e 15 de outubro

Horário: às 20h

Local: Canal do Youtube do Contorno Produções

Gratuito Duração: 60 min