Espetáculo "A Origem dos Tambores" traz à São Paulo mito da Guiné-Bissau

Trupe de jovens atores incursiona pelas bibliotecas da cidade com espetáculo elaborado a partir de narrativas africanas e afro-diaspóricas


Foto: Divulgação


Sete bibliotecas da cidade de São Paulo receberão o espetáculo "A Origem dos Tambores", novo projeto da Trupe Mitos & Contos, criado por Domingos José e Ossaiê, jovens atores, palhaços e pesquisadores teatrais. Os atores trabalham em "A Origem dos Tambores" a linguagem da palhaçaria e da narratividade, apresentam para crianças, jovens e adultos um mito africano de tradição oral, originário da Guiné-Bissau, que conta uma das fantásticas histórias ancestrais sobre como surgiu na Terra o primeiro tambor e a sua importância para os povos das Culturas Africanas e Afro-Diaspóricas.


Os palhaços Rá e Lelé apresentam um mito africano de tradição oral, originário da Guiné-Bissau, que conta uma das fantásticas histórias ancestrais sobre como surgiu na Terra o primeiro tambor e a sua importância para os povos das Culturas Africanas e Afro-Diaspóricas.


Zuri e Iwariiri, macaquinhos extremamente curiosos, decidem juntos ir para a árvore mais alta da floresta e subir um nas costas do outro para então formarem uma escada para chegarem até a lua.


A lua, encantada com o trabalho de equipe dos macaquinhos decide presenteá-los com um instrumento feito pelas suas próprias rochas e outros materiais. Esse instrumento sagrado, feito de elementos diretamente da natureza, foi o primeiro tambor que foi trazido à Terra pelos macaquinhos e dado de presente aos humanos.


Foto: Divulgação


“Nossa dramaturgia não está apenas no texto escrito para a construção da peça, mas sim, também está incorporada nossa encenação e estética. Começamos esse espetáculo investigando formas de se contar uma história, e para isso escolhemos usar como base dois eixos principais: a potência e genialidade da palhaçaria, para nos relacionarmos e nos aproximarmos do público e; procedimentos de narrações e contação de histórias inspirados em nossos estudos sobre as figuras das/dos Griots,” afirmam.


Os Griots são tradicionais contadores de histórias do Império Mandinga, na África Ocidental, que trazem em seu fazer um amplo repertório musical e poético. Assim, o espetáculo transcende o texto, o mito, ele se mescla com o fazer e pesquisa do grupo, enquanto constroem, recontam e reimaginam A Origem Dos Tambores.


Encruzilhando dança, palhaçaria e narratividade A Origem dos tambores desconstrói e reconstrói os estigmas em torno dos tambores, instrumentos esses que foram marginalizados ao longo da história. Além disso, o espetáculo convida o público para aprender e formar uma roda de jongo, dança afro-brasileira.



A ORIGEM DOS TAMBORES

Ingressos: Gratuito

Classificação: Livre


Programação


Dia 25 de Agosto | Quinta-feira, às 14h

Biblioteca Afonso Schmidt

Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 - Vila Cruz das Almas


Dia 26 de Agosto | Sexta-feira, às 14h

Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Av. Padre Francisco de Toledo, 331 - Artur Alvim


Dia 31 de Agosto | Quarta-feira, às 11h

Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

R. Jaricunas, 458 - Vila Romana


Dia 15 de Setembro | Quinta-feira, às 10h

Biblioteca Jayme Cortez

Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Limao


Dia 19 de Setembro | Segunda-feira, às 14h

Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Pça. Comandante Eduardo de Oliveira, 100 - Parque Edu Chaves


Dia 21 de Setembro | Quarta-feira, às 10h

Biblioteca Nuto Sant’Anna

Praça Tenório de Aguiar, 32 - Santana


Dia 23 de Setembro | Sexta-feira, às 14h

Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

R. Restinga, 136 - Tatuapé