Documentário "Quem Tem Medo?" será exibido no Cine Bijou

Filme fez parte do Festival É Tudo Verdade 2022

"La Bête" | Foto: Dellani Lima


"Quem Tem Medo?", dirigido por Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, foi selecionado para o 27º Festival É Tudo Verdade na seção Estado das Coisas. O documentário, filmado desde 2017, acompanha diversos artistas e performers que foram censurados e como esse processo ganhou ainda mais força com a eleição de Jair Bolsonaro.


Através de entrevistas com os artistas, registro das obras censuradas e discursos de deputados e senadores, o documentário acompanha os casos de Wagner Schwartz (SP), Renata Carvalho (SP), Maikon K. (PR) e José Neto Barbosa (RN), além das montagens de "Caranguejo Overdrive" (Aquela Cia de Teatro, RJ) e "RES PUBLICA 2023" (A Motosserra Perfumada, SP).


Ao longo do filme, acompanhamos como os mecanismos de censura deixaram de ser explícitos e foram "atualizados": assédio judicial, enfraquecimento de mecanismos de controle, aparelhamento ideológico, estrangulamento financeiro e campanhas de difamação, entre outros. Além disso, nos aproximamos das terríveis consequências nas vidas desses artistas decorrentes da violência a que foram submetidos. Mas, também, como arte será sempre um espaço de resistência. Como diz Renata Carvalho: "já me tiraram de todos os lugares, mas do teatro vocês não vão me tirar".


Direção: Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr

Gênero: Documentário Nacional

Nacionalidade: Brasil

Duração: 1h10



QUEM TEM MEDO?

Exibição: Dia 03 de Junho*

Horário: Sexta, às 19h

Local: Praça Franklin Roosevelt, 172 - Consolação

Ingressos: Gratuito


*Após a sessão, haverá debate com Guilherme Varella, integrante do Mobile (Movimento Brasileiro Integrado Pela Liberdade de Expressão Artística), diretores e convidados.