Documentário "Estudos para um Caminhar" estreia no canal do Youtube do Movicena Produções

Filme tem a direção de Ulysses Cruz, Mariana Muniz e Luis Arrieta

Foto: Claudio Gimenez


Com 20 anos de trajetória, a Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança apresenta o documentário Estudos para um Caminhar. Depois de uma bem-sucedida imersão na poética do músico, maestro e múltiplo artista Guilherme Vaz (1948-2018) com A Um Passo da Aurora, último trabalho da companhia, a Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança dá continuidade ao processo de investigação das relações entre pensamento, corpo e gestos, em dança-teatro.


Estudos para um Caminhar é um documentário poético, onde Mariana Muniz e Luis Arrieta, pela primeira vez juntos em cena, mergulham em suas memórias de criadores e intérpretes, alimentados pelo diálogo entre os saberes em dança e teatro. É também um trabalho que homenageia a professora de Artes Corporais Orientais, Maria Lúcia Lee, tradutora e comentarista do Dao De Jing.


Muitas questões impulsionaram este caminhar: entre elas, a curiosidade por saber que situações ou paisagens cênicas se constituiriam a partir desse mergulho poético, e, como os corpos de performers mais velhos criariam a partir das experiências e aprendizados, que os constituem como artistas da cena.


Foto: Claudio Gimenez


Criamos, junto com uma grande equipe, uma obra vídeo-documental e coreográfica, onde movimentos e textos se combinam numa dramaturgia que engloba o fazer |dança | teatro e dá suporte ao jogo ficcional de nossas memórias de artistas.”, diz Mariana Muniz.

O público irá assistir a trechos de uma articulação entre imagens das danças e textos dos artistas, num exercício de caminhar pelo repertório coreográfico, que inclui novas criações, redimensionadas por este momento de nossa realidade social e política.


O documentário foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – PROAC, do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realizado pela MoviCena Produções. A direção audiovisual é assinada por Osmar Zampieri e a direção artística por Ulysses Cruz.


SINOPSE

Estudos para um Caminhar é um documentário poético, onde Mariana Muniz e Luis Arrieta, pela primeira vez juntos, e sob a direção de Ulysses Cruz, mergulham em suas memórias de criadores e intérpretes, alimentados pelo diálogo entre os saberes em dança e teatro. É também um trabalho que homenageia a professora de Artes Corporais Orientais, Maria Lúcia Lee, tradutora e comentarista do Dao De Jing


FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Ulysses Cruz | Direção Audiovisual e Roteiro: Osmar Zampieri | Direção de Produção: MoviCena Produções | Intérpretes: Luis Arrieta e Mariana Muniz | Assistente de Ensaio: Pedro Scalice | Ambientação Sonora: Grégory Slivar | Ambientação de Espaço: Ulysses Cruz | Ambientação de Luz: Hernandes de Oliveira | Arte Gráfica: Rafael Petri | Fotos: Cláudio Gimenez | Assessoria de Imprensa: Pombo Correio


Agradecimentos: Maria Lúcia Lee, Espaço Ghut, Fábio Namatame, Ruth Rachou, José Possi Neto, Mara Borba, Prof Dr Tibor Simcsik, Inélia Garcia, Daniela Stasi, Escola de dança Gisele Bellot, Marcos Gabanini, Denise Passos e Irupé Sarmiento.


DOCUMENTÁRIO ESTUDOS PARA UM CAMINHAR


Lançamento: 12 de Novembro, às 21h*

Local: Canal do Youtube do Movicena Produções

www.youtube.com/movicenaproducoes


*O vídeo ficará disponível gratuitamente até dia 2 de dezembro

Posts Relacionados

Ver tudo