CPT_SESC lança série documental que rememora história e legado de Antunes Filho

Em 10 episódios, lançados semanalmente, série faz um passeio pela memória do CPT e rememora sua história e legado.

Foto: Alexandre Nunis


No dia 2 de maio de 2019, os palcos brasileiros amanheceram sem Antunes Filho, o “poeta da cena” como era carinhosamente chamado o diretor do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc.

Com o intuito de compartilhar com o público as memórias do diretor do Sesc São Paulo sobre sua relação com Antunes, com o teatro e suas lembranças acerca dos primórdios do CPT, a série documental CPT_SESC por Danilo Santos de Miranda faz sua estreia para homenagear o grande diretor e mestre, Antunes Filho. Ela acontece no dia 18 de maio, com o lançamento dos episódios 1 e 2, e a cada semana um novo episódio estará disponível no canal CPT_SESC no YouTube e na plataforma Sesc Digital.

Miranda rememora fatos sobre Antunes, sua personalidade e ousadia criativa, curiosidades, histórias do trabalho de formação, bastidores da criação do CPT_SESC, de montagens de espetáculos, como a peça A Pedra do Reino cuja primeira versão – Quaderna - não foi autorizada por Ariano Suassuna, além de traçar um panorama da ação cultural e, mais especificamente, das artes cênicas na instituição.

As memórias surgem de um lugar especial de afeto e conhecimento de causa, já que Antunes Filho e Danilo Santos de Miranda conviveram por quase quatro décadas, um ingressando no Sesc com seu grupo Macunaíma, em 1982, e outro sendo nomeado diretor regional da instituição, em 1984. Fundamentada pelo comum amor ao teatro e pelo entusiasmo à potência educativa da cultura, puderam cultivar uma relação que atravessa e dá contornos a um importantíssimo período do teatro brasileiro.

A série, produzida pelo Sesc, traz extensa pesquisa de acervo, contando com trechos de outros vídeos, fotografias de época, cartazes, e demais meios que dão suporte e ajudam, de certa maneira, a materializar a memória do CPT, do Sesc e da cultura brasileira.

Legado

Muitos são, nas palavras de Danilo de Miranda, “os filhotes de Antunes Filho”, que iniciaram carreira no CPT. Personalidades marcantes do teatro e cinema passaram por sua formação, beberam da sua fonte, foram orientados e dirigidos pelo diretor, como Giulia Gam, Luis Mello, Lee Taylor, Bia Lessa, Gerald Thomas, Gabriel Villela, entre outros.

Ao longo de 37 anos, o diretor formou mais de mil profissionais das artes cênicas entre atores, dramaturgos, cenógrafos e iluminadores. E, sob sua coordenação, foram criados 46 espetáculos, entre os quais destacamos: Macunaíma, Antígona, A Pedra do Reino, Trono de Sangue e Blanche.

CPT_SESC on-line

Ao retomar as atividades em 2020, em razão da contingência da COVID-19, o Centro de Pesquisa Teatral passou a desenvolver ações on-line com programações variadas, como residência artística, debates, mostras do acervo, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades que contam com a participação de profissionais de diferentes áreas, muitos dos quais tiveram parte de sua formação no CPT.

Essas ações, o laboratório Cênico Vagamundos, coordenado por Maria Thais, diretora da Cia Teatro Balagan, marca o início da ocupação desse espaço por diferentes diretores de teatro convidados a orientar residências artísticas e reafirma uma das principais vocações do Centro de Pesquisa Teatral, de ser um laboratório permanente de criações e experimentações teatrais. Além disso, a partir do acervo histórico do Sesc Memórias, tem sido disponibilizado, na plataforma Sesc Digital e nas redes sociais, desde setembro de 2020, acervos e coleções referentes às produções de Antunes Filho. Complementam essa ação a realização de mesas de debate com artistas, profissionais e pesquisadores da cena teatral, no canal do YouTube.

Serviço:

CPT por Danilo Santos de Miranda

Série documental que rememora a trajetória e o legado do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc e de seu diretor, Antunes Filho

18 de maio (Estreia)

Episódio 1 – A Pedra do Reino


25 de maio 

Episódio 3 – Entre o Político, o Provocador e o Poeta

01 de junho

Episódio 4 – O Método Antunes Filho e o seu Legado

08 de junho

Episódio 5 – O Espaço no Sesc Consolação

15 de junho

Episódio 6 – Montagens Históricas e Propósitos do Sesc

22 de junho

Episódio 7 – Uma Viagem Extraordinária

29 de junho

Episódio 8 – Nos Palcos do Sesc

06 de julho

Episódio 9 – Antunes Filho – O Poeta da Cena

13 de julho

Episódio 10 – Aos que Virão Depois de Nós

Local: canal CPT_SESC no YouTube e na plataforma Sesc Digital.

Classificação indicativa: livre