Com sessões presenciais Cia Contumaz estreia "(a) Tríptika Noite"

Montagem com texto e direção de Elton Helio faz sessões presenciais no Teatro Shopping West Plaza

Foto: Tatiane Takiyama


Histórias que se passam em uma noite de Carnaval em São Paulo, mas que poderiam acontecer em qualquer cidade do mundo, são o ponto de partida de (a) TRÍPTIKA NOITE, espetáculo da Cia. Contumaz, que estreia na sala Laura Cardoso, do Teatro Shopping West Plaza.

Com texto e direção de Elton Helio, (a) TRÍPTIKA NOITE é dividida em três histórias – Acossada, Parkour e Tatu – e traz no elenco os atores Carolina Marafiga, Juliana Okuda, Natali Duarte, Pedro Dorigon, Leal Duarte, Mel Santos, Jamile Guedes e Gabriel Frossard.

Inspirada no Teatro do Absurdo, (a) TRÍPTIKA NOITE é uma crítica ácida a complexidade humana. A montagem apresenta realidades críveis, mas que levantam dúvidas quanto a sua concretude, já que os absurdos não escolhem hora e nem local para acontecer. Escrita antes da pandemia, entre 2018 e 2019, a dramaturgia foi adaptada para os novos tempos e traz à cena personagens usando máscaras.

Para o autor e diretor do espetáculo Elton Hélio, a peça mostra, sempre com um toque de humor, universos desconhecidos por nossa sociedade ou quem sabe ignorados, sem o intuito de levantar questionamentos do que é certo, errado, moral, imoral, partidário ou apartidário. “Apesar de flertar com o absurdo, as histórias são acessíveis e mostram um universo periférico, no sentido de esquecido, mas sem reforçar estereótipos”, explica Elton.

Três história em um Carnaval

Em Acossada com os atores Mel Santos, Leal Duarte, Jamile Guedes e Gabriel Frossard, que se passa em um ponto de ônibus, um homem convence uma mulher a fazer um assalto. Já Parkour com Juliana Okuda, Natali Duarte e Pedro Dorigon dois jovens estão voltando da comemoração de Carnaval e se deparam com um corpo. Tatu, a última história da peça, traz no elenco Carolina Marafiga, Leal Duarte e Gabriel Frossard, e mostra um presidiário que cava um túnel e acaba em um quarto escuro com uma mulher.

Nas três histórias de (a) TRÍPTIKA NOITE a cenografia é composta por poucos elementos cênicos trazendo à cena recursos de projeções. O autor e diretor conta que a opção de um cenário com menos interferências joga o foco para o texto e atuação dos atores. “A ideia é que o público possa sentir as provocações e inquietações do texto abrindo uma relação direta com a ficção que criei”, explica.

A temporada de (a) TRÍPTIKA NOITE é dedicada ao cineasta, produtor e ator Julio Calasso, que faleceu em junho de 2021. Julio já havia lido os textos do espetáculo e acompanharia os ensaios em São Paulo.


Texto e Direção – Elton Helio Elenco – Carolina Marafiga, Filipe Ortiz, Juliana Okuda, Natali Duarte, Pedro Dorigon, Leal Duarte, Mel Santos, Gabriel Frossard e Jamile Guedes. Produção – Bruna Medina. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

(a) TRÍPTIKA NOITE

Temporada: De 6 a 27 de agosto

Horário: sextas-feiras, às 21h

Local: Teatro Shopping West Plaza* - Av. Francisco Matarazzo, s/nº – Barra Funda

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) Compre aqui e aqui

Duração: 70 min

Classificação: 14 anos

*lugares reduzidos respeitando as normas do Plano SP do Governo do Estado de São Paulo