Cineclube Nanook exibe sessão sobre o cinema Maxakali a partir do olhar feminino

Dando continuidade à temática do olhar e a luta das mulheres indígenas através do cinema, a próxima sessão tem como tema o povo Maxakali


O Cineclube Nanook promove mais um bate-papo virtual sobre cinema documentário indígena sob o olhar feminino, dessa vez a partir da produção audiovisual das mulheres do povo Maxakali, que vive no norte do Estado de Minas Gerais. O filme escolhido para o encontro é o documentário "Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!" (2020), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.


A sessão integra um ciclo temático cujo objetivo é debater a produção audiovisual entre as mulheres de diferentes etnias indígenas do país, e discutir a importância do cinema como ferramenta para visibilizar as lutas.


Para debater o tema e o filme, a mesa contará com a presença da pesquisadora e cineasta Carolina Canguçu. Mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Canguçu é montadora, pesquisadora, professora de cinema e curadora de mostras de documentários. Desenvolve pesquisa e cursos de formação audiovisual junto aos povos tradicionais e fez parte, por 12 anos, do coletivo Filmes de Quintal, realizando o forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (MG).


A mediação da conversa será feita pelo jornalista Iago Porfírio, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com projeto sobre cinema indígena.


O encontro será ao vivo e gratuito, no canal do Laboratório de Análise Fílmica (LAF) no Youtube, com emissão de certificado aos participantes. O formulário para inscrição será disponibilizado logo após o começo da sessão, pelo canal de bate papo (chat) da plataforma.


O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por profissionais e estudantes vinculados ao núcleo Nanook, do LAF, um grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM/UFBA).


Coordenado pela professora Morgana Gama, egressa do programa, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O Cineclube Nanook é supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, coordenador do núcleo Nanook, de estudos do cinema documentário, com colaborações eventuais do prof. Guilherme Maia e demais integrantes do núcleo Pepa, de estudos em cinema e audiovisual, mais voltado para obras ficcionais.


DEBATE SOBRE "Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: ESSA TERRA É NOSSA!"

Quando: 30 de Abril, às 16H

Local: Canal do LAF no Youtube