Ciclo de palestras grátis e online sobre o fazer teatral Primeira Cena

César Baptista, André de Araújo, Cláudio Cabral e Rosangela Ribeiro refletem sobre o fazer teatral por meio de lives no YouTube da Práxis Arte



Com o apoio da Cia. Práxis Arte, o curso de atuação Primeira Cena realiza um ciclo de conversas sobre o fazer teatral. Serão quatro bate-papos gratuitos, com tradução em libras e abertos ao público, sempre transmitidos pelo YouTube Cia Práxis Arte. A ideia é expandir as discussões levantadas pelo curso e atrair novas pessoas para esses debates.


A primeira conversa é com o diretor, dramaturgo, professor, ator e roteirista César Baptista. Com o tema “Atuação em Devir”, o artista discute os fundamentos da interpretação nos dias de hoje a partir de textos que problematizam a relação entre a prática e a dramaturgia.


Na segunda, o programador cultural André de Araújo faz um “Sobrevoo da Linha do Tempo da História do Teatro”. O encontro virtual situa, de modo crítico e reflexivo, os contextos sociais e estéticos que influenciaram o que hoje entendemos por arte e teatro – tudo a partir de eventos históricos, paradigmas, obras e artistas específicos.


O ator Cláudio Cabral é o palestrante seguinte. Com a temática, “O palco do ator”, o intérprete revisita sua trajetória para refletir sobre a relação desse profissional com o palco em diferentes circunstâncias.


Encerra o ciclo de debates a palestra “A Cenografia na relação entre texto, direção e intérprete”, com Rosangela Ribeiro. A cenógrafa e figurinista compara diversos trabalhos realizados ao longo da carreira, traçando uma relação entre a sua área com a tríade texto, direção e atuação, com foco na ação do intérprete.


Sobre o Primeira Cena

Coordenado pelo ator e diretor Erick Gallani, o curso Primeira Cena tem como proposta se firmar como um projeto permanente de formação em artes cênicas na cidade de SP (por conta da pandemia de Covid-19, as aulas desta primeira turma têm sido online).


O projeto conta com os parceiros Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez, todos ex-integrantes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, do saudoso encenador Antunes Filho (1929-2019).


“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista.”, explica Gallani.


FICHA TÉCNICA

Idealização e Coordenação: Erick Gallani | Palestrantes convidados: André Araújo, César Batista, Claudio Cabral e Rosangela Ribeiro | Tradução Libras: Rosimeire Santos Produção: Roberto Gallani | Assistente de Produção: Débora Rios | Assessoria de imprensa: Bruno Motta Mello e Verônica Domingues – Agência Fática | Apoio: Práxis Arte | Patrocínio: PIX | Realização: Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo


CICLO DE PALESTRAS DO CURSO PRIMEIRA CENA


Dia 26 de Março às 15h – César Baptista em “Atuação em Devir”

Dia 11 de Abril às 17h – André de Araújo e “Sobrevoo da Linha do Tempo da História do Teatro”

Dia 30 de abril, às 15h – Cláudio Cabral e “O palco do ator”

Dia 28 de maio, às 15h – Rosangela Ribeiro e “A Cenografia na relação entre texto, direção e intérprete”


Onde: Canal do YouTube da Cia. Práxis Arte


Informações: entre em contato pelo WhatsApp (11) 97690-3411 ou acesse o Instagram do Projeto Primeira Cena