Cia. Paulicea de Teatro apresenta “As quatro estações de João das Neves” no Teatro Flávio Império

O exercício cênico é resultado da oficina ministrada pela Companhia


Foto: Divulgação


A Cia Paulicea de Teatro apresenta “As quatro estações de João das Neves” no Teatro Flávio Império. O exercício cênico é resultado da oficina-montagem de mesmo nome integrante do projeto “Missão João das Neves em busca de uma nação imaginada” contemplado na 38ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.


Com coordenação de Alexandre Kavanji, Cássio Castelan, Dudu Oliveira e Solange Dias, a oficina conduziu as pessoas participantes a um processo coletivo de criação, buscando refletir sobre as temáticas do universo de João das Neves em contraste com o momento atual vivido pela sociedade brasileira.


Foto: Divulgação


Trazendo para a cena assuntos e questões abordados no teatro pelo dramaturgo ao longo de sua trajetória, agora vistos pela ótica dos aprendizes da oficina, o exercício cênico tem como proposta criar um diálogo criativo entre as trajetórias artísticas de João das Neves e de jovens aprendizes de teatro, buscando reverberar novas camadas de leituras e possibilidades cênicas.


Organizado de forma itinerante, outra característica do teatro de João das Neves, o exercício ocupará as áreas externas do Teatro Flávio Império.


A partir de obras referenciais da dramaturgia de João das Neves, como “Mural Mulher”, “Besouro Cordão de Ouro”, texto de Paulo César Pinheiro encenado por João das Neves, e os clássicos “O Último Carro” e “A Lenda do Vale da Lua”, os aprendizes da oficina trarão seus pontos de vista sobre temas como o trabalho, o feminino, a infância e a questão racial, aspectos presentes na obra do artista.


Diretor, escritor, ator, iluminador, cenógrafo e produtor cultural, João das Neves (1934-2018) foi um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes do teatro brasileiro.


Foto: Divulgação


Um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, incluindo a Cia Paulicea, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.


Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.


AS QUATRO ESTAÇÕES DE JOÃO DAS NEVES

Temporada: Dias 09 e 10 de Julho

Horário: Sábado e Domingo, às 15h e 17h

Local: Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba

Ingressos: Gratuito

Classificação: Livre