Cia Los Lobos Bobos estreia peça inspirado em obra infantojuvenil da escritora Clarice Lispector

O Mistério do Coelho Pensante encerra o ciclo de montagens inspiradas em obras da escritora

Foto: Divulgação


Com a montagem do espetáculo de rua O Mistério do Coelho Pensante, a Cia Los Lobos Bobos encerra o ciclo de montagens inspiradas em obras infantojuvenis da escritora Clarice Lispector.


O espetáculo foi gravado no Sitio Donna Cachoeira, na arena Marcelo Violla em São Luís de Paraitinga, propriedade da trupe. As seis sessões online serão apresentadas como contrapartida ao Edital Proac Expresso Lab nº 52/2020.

Cia Los Lobos Bobos recriou no teatro todos os livros infantojuvenis da autora. A primeira montagem baseada em obra da escritora aconteceu em 2005, o musical A Vida Íntima de Laura com Bianca Rinaldi, Carol Badra, Marcelo Góes e Eduardo Silva.


Em 2017, A Mulher que Matou os Peixes virou Pescadora de Ilusão na versão e em cena estavam as atrizes Mel Lisboa e Carol Badra. Em 2021, devido a pandemia, no formato online nasceu o espetáculo Quase de Verdade com as atrizes Débora Duboc e Carol Badra.


Para cumprir a contrapartida do Edital Proac Expresso Lab 52/2020 a companhia exibirá no formato online O Mistério do Coelho Pensante esperando o momento ideal para fazer sua estreia presencialmente em alguma praça da nossa cidade.


A atriz Carol Badra que esteve presente em todas os outros montagens é a protagonista desse espetáculo tendo os atores Franz Granja e Arnaldo D’Ávila como seus parceiros de cena. A dramaturgia foi construída por GpeteanH e Marco Lima, a direção musical e as músicas originais são de Marcelo Pellegrini, as canções cantadas por Carol são de Marcelo Pellegrini e Fernando Paz, a direção de arte, cenografia são assinadas por Marco Lima e a pesquisa de movimento ficou a cargo de Marize Piva.

Foto: Divulgação


A idealização do projeto é de GpeteanH & Marcelo RaffaH, fundadores da Cia Los Lobos Bobos.


A narrativa acontece respeitando a essência contida no livro de Clarice. Os artistas da trupe afirmam que “a delicadeza e o jeito único da autora colocar palavras em um papel em branco aparece em cena de forma vigorosa, inteira em suas especificidades. Intencionalmente os dramaturgos e os compositores das músicas inéditas, na transposição do livro para o palco, optaram por preservar os aspectos fascinantes que a obra literária propõe, que é o de transformar o espectador em um coautor dos acontecimentos que em cena se sucedem. A partir de cada sugestão dada pelo universo clariciano nesta obra, a encenação compartilha com o público o profundo das sensações que a literatura de Clarice provoca. A intenção é descortinar os sentidos e as percepções que permeiam estes poéticos escritos da autora de um jeito delicado, tocando a criança e seus acompanhantes na sua essência primordial”.


Sinopse

Ella é uma contadora de histórias. Como toda artista mambembe vive perambulando por ruas, praças e parques. Quando encontra um bom lugar, Ella arma seu circo-teatro para narrar a história do Coelho Joãozinho, um coelho pensante. O problema é que ele também é um coelho fujão, que não perde uma oportunidade para dar no pé. Ele ama a liberdade. Como ele consegue escapar sempre da gaiolinha de grades estreitas?


Bem, isso é o que todos querem saber... Quem será o primeiro a decifrar o mistério do coelho pensante? Não importa, o mais importante é revelar para a plateia que é a busca da liberdade do coelho que lhe faz um ser pensante. Para contar essa fábula musical, Ella se transforma em diversos personagens diferentes.


Em um minuto Ella se transforma em Camilly, a mensageira dos Deuses, em outro personifca a Pequena Flor, a menor mulher do mundo que é todo coração. Essas e outras personagens, além de dominarem a cena com a potência dos escritos de Clarice, também são as atrações do circo-teatro Los Lobos Bobos. Se para Clarice “viver é uma missão secreta”, o espetáculo O Mistério do Coelho Pensante nos revela que parte dessa missão é viver sempre com liberdade.6


Ficha Técnica

Direção Artística: Marco Lima e Petrônio Gontijo. Elenco: Carol Badra, Arnaldo D’Ávila e Franz Granja. Dramaturgia: GpeteanH e Marco Lima. Direção de Arte, Cenografia e Figurinos: Marco Lima. Direção Musical e Música Original: Marcelo Pellegrini Canções Marcelo Pellegrini e Fernando Paz. Pesquisa de Movimento: Marize Piva. Estudos, pesquisa e trabalho em mesa: Débora Duboc Direção Técnica: Arnaldo D’Ávila. Adereços: Zé Valdir e Marco Lima Cenotécnico: Zé Valdir. Designer Gráfico: Edú Reyes. Costureira 1: Zezé de Castro. Costureira 2: Judite Lima. Produção Executiva: Franz Granja. Vídeo: Arnaldo D’Ávila e Deborah Scholnic. Direção de Produção: Marcelo RaffaH. Assessoria de Imprensa: Pombo Correio. Idealização: GpeteanH & Marcelo RaffaH. Criação: Los Lobos Bobos.


O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE

Temporada: De 05 a 10 de Outubro

Horário: às 16h

Local: Pelo Canal do Youtube da Cia Los Lobos Bobos:

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre