Cia. Estrela D’Alva de Teatro estreia temporada de circulação da peça “O Crocodilo” em Diadema

Adaptação do conto fantástico inacabado de Dostoiévski, reflete sobre a ascensão do Capitalismo


Foto: Sueli Almeida


A peça “O Crocodilo” é uma adaptação do conto fantástico de Dostoiévski que conta a história de homens comuns que, com a chegada do capital estrangeiro e a possibilidade de ascensão econômica, se desligam da organização coletiva para gerar lucro para outras pessoas, se engajando em um sistema que transita pela sedução e o aprisionamento.


Nesta metáfora, esses homens, mesmo que devorados por um crocodilo e tendo suas vidas devastadas, se satisfazem em viver sendo digeridos por esse grande animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora.


“O conto de Dostoiévski é um irresistível paralelo entre o moderno e o contemporâneo, entre a Rússia do século XIX e o Brasil do século XXI. A chegada do progresso na Rússia e no Brasil se assemelham: uma abrupta introdução dos modos de vida europeus, que os obrigam a dar um salto na modernidade, pulando etapas que acabam por formar estruturas hierárquicas e burocráticas que limitam o acesso a esta modernidade. A modernidade e o capital são resilientes, se adaptam a quaisquer estruturas, vazios por dentro, fazem caber tudo que engolem”, comenta o grupo.


Foto: Sueli Almeida


Da fantástica e absurda realidade da obra de Dostoiévski, a Cia. Estrela D'Alva investiga cenicamente a realidade política brasileira, resultante da frase apontada pelo autor russo: “O princípio econômico vêm em primeiro lugar!”. Sétimo espetáculo da Cia. Estrela D’Alva de Teatro, “O Crocodilo” irá circular por três cidades de diferentes regiões do Estado de São Paulo (Diadema, Santos e Suzano).


Além das apresentações, o projeto pretende gerar um espaço de encontro, debate e formação por meio de Oficinas de Teatro e Política, que promovam discussões práticas ou teóricas em torno da discussão do teatro como espaço para elaboração de filosofia política. Estas oficinas serão ministradas por artistas de diferentes áreas e pesquisas do teatro que participaram do processo de criação do espetáculo.


Foto: Sueli Almeida


Ficha Técnica

Encenação, dramaturgia e atuação: Lígia Helena e Paulo Gircys | Trabalho de corpo e oficina: Carina Prestupa |Iluminação e Cenografia: Mauro Martorelli I Figurinos: Lídia Moura| Leitores provocadores e oficineiros: Judson Cabral, Marcio Castro, Michelle Lomba e Paula Carrara | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Operação de som: Carolina Ferrarezi



O CROCODILO

Quando: 13 e 14 de Maio

Horário: Sexta e Sábado, às 20h

Local: Rua Graciosa, 300 - Centro, Diadema

Duração: 60 minutos

Ingressos: Gratuito

Classificação: 12 anos



OFICINA CENA MANIFESTO*

Quando: 13 de Maio

Horário: Sexta, das 15h às 18h

Local: R. Guarani, 790 - Vila Conceicao, Diadema


*oficina fechada para alunos de cursos de teatro de Diadema