Cia. Coisas Nossas lança oficina de Teatro Jornal de forma online

Curso faz parte do projeto que lança nos próximos dias o novo espetáculo do grupo, “O corsário do rei do meu pai"



Na Oficina de Teatro Jornal que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, a Cia Nossas Coisas aborda um pouco da história do Teatro Jornal no Brasil – onde o Teatro de Arena encenou, em 1970, “Teatro Jornal – Primeira Edição” – e no mundo. Com exercícios práticos e jogos teatrais baseados nas técnicas de Teatro Jornal, o grupo estimula a expressão e criação com o uso dessa metodologia. Quem ministra é Eduardo Campos Lima (jornalista, diretor assistente de teatro e doutor em Dramaturgia pela FFLCH/USP; autor do livro Coisas de Jornal no Teatro).


O Teatro Jornal é uma forma que une o teatro e o jornalismo. Surgido na Revolução Russa e recriado em diversos países ao longo do século XX, o Teatro Jornal baseia-se na encenação de notícias por meio de técnicas originadas no teatro popular, no circo, no cinema e na arte modernista.


Na URSS, na Alemanha, nos EUA ou no Brasil, os artistas que encenaram Teatro Jornal eram politicamente engajados. Sua intenção era não só fazer bom teatro, mas denunciar a realidade social, gerando reflexão e crítica – em momentos nos quais, muitas vezes, a repressão estatal era pesada.

Tópicos

  • A história do Teatro Jornal no mundo e no Brasil

  • Introdução sobre o Teatro Jornal – técnicas, procedimentos e conformações

  • Expressividade e jogos teatrais com teatralização de notícias

Duração

6 horas (2 encontros com 3 horas cada)


Público

Atores, estudantes, interessados em geral (até 20 participantes)

Para inscrições, enviar e-mail com currículo para ciacoisasnossas@gmail.com.