Centro Cultural da Diversidade lança curso de iniciação teatral para LGBTQIA+ com mais de 50 anos

A oficina tem início no mês de Julho


A oficina propõe um espaço de criação teatral para e com pessoas com mais de sessenta anos LGBTQIA+. A proposta parte de abordagens biográficas: práticas do teatro documental, biodrama, autoficções, narração oral cênica, modos de criar que articulem a realidade vivenciada como material temático e dramatúrgico em cena.


Entre pessoas LGBTQIA+ com mais de sessenta anos, é recorrente a narrativa da pressão externa para omissão de sua identidade com o passar dos anos, além da notável falta de lugares de socialização para essas pessoas. A oficina não é somente uma iniciação teatral: torna-se um espaço de encontro e valorização de vivências, experiências pessoais e afirmação da própria identidade.


Por outro lado, configura-se também enquanto sensibilização e introdução a canais artísticos de expressão, atentando para a percepção de si, do outro e do ambiente. A oficina propõe criar um processo artístico em teatro sobre vivências de pessoas LGBTQIA+ com mais de 50 anos como uma forma de celebrar, reunir e valorizar essas existências.



Marco Antonio Oliveira é artista-educador da área do teatro. Sua pesquisa está relacionada com o elemento do real na criação teatral, seja enquanto tema – histórias reais e suas ficcionalizações em cena, seja enquanto a concretude da cena como condição central no teatro. Desde 2012 pesquisa as relações biográficas – especialmente enquanto homem gay – na criação teatral, pesquisa que se amplia também no campo pedagógico para a temática LGBTQIA+, sempre partindo de relações diretas com o contexto brasileiro, e experiências pessoais.


ORGULHO DE SER:

Iniciação teatral para pessoas LGBTQIA+ com mais de 50 anos


Quando: De 06 de Julho a 19 de Outubro

Horário: Das 14h às 18h

Local: plataforma Google Meet*

Valor: Gratuito

Inscrição: Clique aqui


*O link da aula será enviado sempre pelo grupo de whatsapp da oficina que será criado