Cacá Carvalho lança o filme "Leonardo da Vinci – a Obra Oculta"

Longa parte das invenções do artista italiano renascentista para refletir sobre o ser humano em sua esfera artística, científica e vital.


Foto: Maria Fanchin


Leonardo da Vinci – a Obra Oculta é mais um encontro entre o ator e diretor brasileiro Cacá Carvalho e o italiano Michele Santaremo. Em 2016, Carvalho montou sua versão de A Próxima Estação - Um espetáculo para ler – apresentada recentemente de forma on-line. Esta nova produção, que estreia no canal do Youtube da produtora Corpo Rastreado, traz o mesmo conceito de ser lida em cena. “Esse é um trabalho de leitura. É um desafio grande e curioso. Tudo você exprime pelo ritmo do texto, pela qualidade do dizer, no valor que dá às pausas, às vírgulas”, revela Cacá Carvalho.

Nesta versão de Leonardo da Vinci, com direção de Márcio Medina e direção de fotografia de Junae Andreazza, as cenas foram filmadas na Casa das Caldeiras e a leitura acontece em vários de seus espaços, que foram transformados em porões, o quarto de Da Vinci e no Museu do Louvre. A iluminação, as projeções da artista italiana Cristina Gardumi e os ângulos de filmagens “fizeram parecer grandioso, mas tudo é feito para ser muito simples e esse é o grande interesse do dramaturgo”, revela o ator Cacá Carvalho. “A pesquisa sobre o teatro lido é muito séria porque quando você tira os efeitos, a cenografia, os deslocamentos, o trabalho ativa a imaginação do espectador. Esse teatro é uma experiência que coloca o espectador ativo”, diz Carvalho.

Foto: Maria Fanchin


No filme, feito a partir do texto de Michele Santaremo, Leonardo da Vinci é protagonista, mas nada do que acontece é real. Como inventor, depois de criar tantas máquinas, se debruça na pesquisa para a máquina ideal, capaz de modificar a realidade. Suas obras são caminhos de estudos em que propõe a suspensão do tempo e, consequentemente, da morte. “O ser humano passa a vida inteira sem saber que ele está vivendo para morrer. São reflexões que o levam a descobrir o que é o sentimento, o tempo que criamos. A obra oculta é essa: a obra de si mesmo que precisa cuidar porque vai acabar”, finaliza Cacá Carvalho.


Ficha técnica

Com Cacá Carvalho

Texto: Michele Santeramo

Ilustrações: Cristina Gardumi

Colaboração Artística: Roberto Bacci

Direção no Brasil e espaço cênico: Marcio Medina

Assistente de Direção: Victor Mendes

Direção de fotografia: Junae Andreazza

Câmera: Yllan Cardoso

Assistente de câmera: Vinícius Nevire

Som Direto: Rafael Coutinho

Iluminação: Michele Bezerra

Operação de luz: Enzo Augusto

Assistente de iluminação e operação de teleprompter: Fagner Lourenço

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto | Marcia Marques

Designer: Danusa Carvalho

Fotógrafa: Maria Fanchin

Projeção: On Projeções | Felipe Castelo

Produção no Brasil: Corpo Rastreado

Produção Executiva: Thaís Venitt


LEONARDO DA VINCI - A OBRA OCULTA

Temporada: De 19 de Novembro a 08 de Dezembro

Horário: Segunda a Sábado às 20h | Domingo às 18h

Local: Canal do Youtube da Corpo Rastreado

Acesso: Gratuito

Classificação: 12 anos