Ballet Paraisópolis forma primeira turma de bailarinos e estreia "Bando"

Grupo apresenta no Teatro B32 o espetáculo com direção e criação do coreógrafo Christian Casarin

Foto: Marcos Alonso


As comemorações de 10 anos do Ballet Paraisópolis iniciadas em maio chegam ao seu ponto alto com a formatura, pela primeira vez, de oito jovens bailarinas integrantes do recém-criado Grupo Jovem Ballet Paraisópolis. A cerimônia acontece no Teatro B32 e será precedida pela estreia de Bando, espetáculo de dança contemporânea. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora e meia de antecedência da apresentação.


A instituição oferece aulas gratuitas de balé clássico e outras modalidades para crianças e adolescentes da comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, o Ballet Paraisópolis foi fundado em 2012 por Monica Tarragó e forma, após nove anos de estudos na instituição, suas primeiras bailarinas. A cerimônia, que acontece logo após a exibição de Bando, será composta por apresentações de variações clássicas que integram o II Ato do balé de repertório Paquita. Ao final de cada solo as bailarinas recebem da mão de seus pais e da equipe do Ballet Paraisópolis um certificado de conclusão de curso livre.


Para Monica Tarragó, a formatura enche de orgulho toda a equipe. “Após nove anos, nossos alunos já terão seus registros profissionais como bailarinos e poderão ingressar no mercado de trabalho, além de potencializar e elevar o próprio processo artístico dentro da instituição”, destaca ela.


A criação do Grupo Jovem Ballet Paraisópolis também tem um peso significativo na trajetória do Ballet Paraisópolis e aponta na direção da criação de um grupo profissional. “Os desafios são enormes, mas estamos dando o primeiro passo para que nossos bailarinos tenham a oportunidade de circularem com trabalhos criados para o elenco, além de possibilitar uma vivência mais madura sobre o fazer e pensar artístico”, afirma Monica.


Coletividade

Foto: Marcos Alonso


Nova montagem do Ballet Paraisópolis o espetáculo de dança contemporânea Bando com direção e criação de Christian Casarin abre a noite de festa. A coreografia com 13 bailarinos do Grupo Jovem Ballet Paraisópolis nasce de um desejo de desenvolver em dança, o trabalho de coletividade entre os integrantes do recém-criado grupo.


Para o coreógrafo Christian Casarin, Bando é um amontoado de sensações, situações e coreografias, que cria uma dramaturgia única, onde os bailarinos ocupam os espaços, correm por ele e bordam trajetos/paisagens pessoais transformando e possibilitando a chegada do novo. “Com uma trilha sonora diversa e figurinos fluorescentes, o espetáculo reflete a relação entre grupo, indivíduo e natureza”, explica ele.


Ficha Técnica

Direção Geral – Monica Tarragó. Direção Artística e Coreografia – Christian Casarin. Elenco – Grupo Jovem Ballet Paraisópolis. Produção – Monica Tarragó Produções Artísticas. Diretor Administrativo – Jorge Tarragó Papaseit. Assistentes de Produção – Anna Tagliaferro, Niedja Claudino e Priscila Pinheiro. Corpo Docente – Danielle Rodrigues, Marcio Rongetti, Monica Tarragó, Thamires Riechelmann, Weverton Aguiar e Wilson Helvécio. Figurinos – Cleuza Torres Figurinos e Acervo BP. Fotógrafos – Fernanda Kirmayr e Marcos Alonso. Vídeo – Produtora Brasileira. Iluminador – Danilo Moura. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Patrocínio – Itaú, Sodexo, BTG Pactual, Sompo Seguros e PWC.


BALLET PARAISÓPOLIS APRESENTA "BANDO"

Apresentação: Dia 21 de Julho

Hoje: Quinta, às 20h

Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 – Itaim Bibi

Ingressos: Gratuito | Retirar na bilheteria 01h30 antes do espetáculo

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos


Recomendação do uso de máscara