Artista visual potiguar propõe um convite à curadoria em série de diálogos virtuais

O projeto intitulado “Um convite à curadoria”, busca traçar uma ideia curatorial não hierárquica, com destaque na mediação das artes visuais.


Créditos: Manoel Paulo


Tendo em vista a escassez da atuação de curadores ou contato com esses profissionais no cenário potiguar, o artista visual potiguar, Daniel Torres, apresenta seus mais recentes trabalhos em aquarela através de encontros virtuais em seu canal no Youtube e dialoga com quatro profissionais sobre ideias e temas transversais de suas criações.


O projeto intitulado “Um convite à curadoria”, busca traçar uma ideia curatorial não hierárquica, com destaque na mediação das artes visuais, em torno da nova exposição do artista intitulada provisoriamente de “CATEXIA”. Participam dos encontros virtuais o professor de filosofia do IFRN Avelino Neto (RN), o professor e sexólogo Ricardo Desidério (PR), a produtora cultural Hilana Bernardo (RN) e o pesquisador em artes e jornalista cultural Renato Medeiros (MT).


“Relutando contra o “não estímulo” diante do caos da pandemia estabeleci um jogo de criar imagens a partir da observação de detalhes da minha casa. Uma flecha de luz, um objeto, um alimento, uma memória, tudo isso somado ao mundo que me cabe, joguei sobre uma folha de papel em branco, e a liquidez das aquarelas me tranquilizaram. A série criou forma e muitas cores”, explica Daniel.


Com esse novo trabalho, por vezes me vejo revirando os próprios calos e mais exposto. Talvez por ter que se adaptar e me colocar na rede. “Um convite à curadoria” é íntimo, traz muitas metáforas e aproximações com experiências cotidianas vividas. Para além disso, através destes encontros virtuais com minhas obras, o público e os convidados, pretendemos traçar uma ideia curatorial não hierárquica com destaque na mediação cultural nas artes visuais”, completa. Neste projeto, Torres apresenta 20 obras inéditas produzidas em aquarela durante o isolamento social desde 2020, as obras trazem relações com a memória, os objetos de casa, o corpo masculino e a sexualidade. O projeto “Um convite à curadoria” foi contemplado no Edital Formação e Pesquisa - Troca de Saberes a distância e é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc - Governo do Estado Rio Grande do Norte / Fundação José Augusto.

SOBRE O ARTISTA:

Daniel Torres é multiartista graduado em Produção Cultural pelo IFRN, desenvolve seus afazeres artísticos entrelaçando artes visuais e artes cênicas. É gestor do Espaço Artístico A3, integrante do Grupo Teatro Carmin (RN) e parceiro artístico da bailarina Ana Claudia Viana (CE). Já expôs nas cidades de Natal, Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba, e em países como Itália e Áustria. Como artista visual iniciou sua carreira artística a partir da sua formação na linguagem do desenho, e teve como mestre o artista Adenilson Silvino na Escola de Artes José Lemos de Oliveira em Ceará-Mirim/RN. Atualmente tem se destacado com a Exposição PELO PESCOÇO, que também virou espetáculo cênico, alcançando novos públicos e lugares expositivos, sendo vista por mais de 5 mil pessoas. Vem se dedicando à pesquisa e aprimoramento na direção de arte, além de estar investindo no campo das ilustrações.

SOBRE CONVIDADOS:

AVELINO NETO (RN)

Doutor em Educação pela Universidade Paul Valéry – Montpellier III e pela UFRN. Mestre em filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia. Pesquisa as articulações entre estética e Filosofia da Educação.

RICARDO DESIDÉRIO (PR)

Doutor e Pós-doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela UNESP/Araraquara. Pedagogo e sexólogo. Consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento.

HILANA BERNARDO (RN)

Graduada em Tecnologia em Produção Cultural pelo IFRN (2013). Atua nas áreas de Produção cultural, Produção de eventos, assessoria artística, elaboração de projetos, mediação cultural e arte educação.

RENATO MEDEIROS (MT)

Doutorando em Artes Visuais pela UnB, com pesquisa em Arte Digital e seus modos de circulação e memória. É também jornalista cultural e editor do @pigmum.arte, com conteúdos sobre arte, exposições e museus.


SERVIÇO:

“UM CONVITE A CURADORIA”

Exposição Catexia de Daniel Torres

Dias: 11, 13, 18 e 20 de Maio

Horário: Terças e Quintas, às 20h no Youtube