André Fonseca lança o curso "Gestão Cultural para Tempos de Incerteza"

A formação é composta por quatro aulas semanais temáticas


Mudanças tecnológicas constantes que alteram comportamentos, consumos e relações. Crises econômicas e instabilidades políticas e sociais. Pandemia e seus efeitos. Metaverso e realidades cada vez mais virtuais. Se a instabilidade parece ser a nova ordem mundial daqui em diante, quais são as possibilidades de continuidade para quem trabalha no setor cultural, que é sempre um dos mais fragilizados em contextos adversos?


Nesta formação, André Fonseca usará sua experiência de 25 anos trabalhando no setor cultural fazendo consultorias, estudos e atividades de formação para mostrar que será necessária uma mudança de mentalidade e posicionamento para profissionais da cultura que quiserem se alinhar com os novos (e próximos) tempos e manter um mínimo de relevância e sustentabilidade. Afinal, já entendemos que viver escrevendo projetos para tentar a sorte em editais não tem melhorado muita coisa.


É uma formação para pensar possibilidades para o futuro, mas com base no que o presente já está mostrando. Como se planejar no meio da incerteza? Quais caminhos ainda não estão sendo bem explorados? Quais são as ferramentas que profissionais da cultura precisam entender e usar a seu favor?


A formação é composta por quatro aulas semanais temáticas, onde André desenvolverá quatro pilares fundamentais: públicos e experiências, comunicação, novos modelos de financiamento, e planejamento e gestão de projetos.


Cada aula será dividida em três partes. Na primeira, André Fonseca apresentará conceitos com bastante exemplos e pesquisas para analisar o tema proposto. Na segunda parte, ele mostrará como aplicar tudo isso na prática para ajudar a encontrar caminhos possíveis. E no final, haverá um espaço para troca de ideias e responder possíveis dúvidas.


CONTEÚDO

Aula 1 (12.04): Públicos e Experiências

- Análise de tendências de comportamento e consumo cultural dos públicos nos tempos auais e nos próximos tempos (pluralidade emocional, online + offline, bem-estar, centros de entretenimento dentro de casa, lazer como artigo de luxo, metaverso);

- Os fatores que impactam as experiências e as relações dos públicos com a cultura, podendo afastá-los ou aproximá-los;

- Relações entre experiências e diversidade;

- Como planejar e oferecer experiências positivas para seus públicos.

Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


Aula 2 (19.04): Comunicação e Conexões

- Conexão emocional, consumo político e formação de comunidades: três pontos-chave para gerar conexões com os públicos. Mas o que significam e como alteram as relações com as pessoas?

- Como desenvolver marcas consistentes e autênticas na área cultural;

- Como usar a comunicação e a presença digital para aumentar a percepção de valor dos seus públicos sobre o trabalho que você faz na cultura.

Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


Aula 3 (26.04): outros modelos de financiamento

- Como ampliar as possibilidades do financiamento coletivo;

- Os modelos de assinatura e conteúdos exclusivos;

- Como desenvolver produtos e serviços a partir do seu trabalho com cultura, pensando também no mercado digital.

Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


Aula 4 (03.05): planejamento e gestão de projetos

- O conceito de antifrágil;

- Possibilidades de planejamento em tempos de incertezas e instabilidades;

- Como desenvolver modelos de gestão e produção mais flexíveis e readaptáveis a mudanças constantes;

- Como desenvolver projetos e ações com olhar mais estratégico e alinhado com os tempos atuais (e que possam ter vida além dos editais).

Clique aqui se quiser comprar apenas esta aula.


PARA QUEM É O CURSO

Pessoas que atuam no setor cultural (e estejam abertas a pensar outros modos de trabalhar com cultura): artistas, produtores e gestores, integrantes de equipes de coletivos e espaços culturais, pesquisadores e outras pessoas interessadas pelos temas.


As aulas serão ao vivo. Se você comprar a formação completa e não puder assistir uma das aulas, entre em contato comigo após sua inscrição que te darei o acesso à gravação dessa aula por até cinco dias após a data em que ela ocorreu.


André Fonseca é um profissional e pesquisador independente que atua nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Desenvolve ações de formação, mentorias e consultorias. É graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Atua na área cultural desde 1997 e já foi membro de comissão de editais em instituições como o antigo Ministério da Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (São José dos Campos/SP). Realizou trabalhos para instituições, artistas e projetos como Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Antonio Nóbrega, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), Festival Cordas na Mantiqueira, Circo Zanni, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.


GESTÃO CULTURAL PARA TEMPOS DE INCERTEZA

Quando: De 12 de Abril a 03 de Maio

Horário: Terças, das 19h às 22h (com intervalo de 10 minutos)

Local: Plataforma Zoom*

Investimento: R$ 220,00 (Pagamento por Pix ou parcelamento em até 12x no cartão de crédito)**

Compre aqui


*Haverá três vagas gratuitas exclusivamente para: mulheres negras ou trans que já atuem na área cultural. A única condição é que você tenha um perfil aberto. Clique aqui para saber mais e preencher o formulário.


**20% de desconto para membros do ICOM Brasil. Se for o seu caso, por favor envie um email para euandrefonseca100@gmail.com, informando seu nome completo e instituição onde atua. O ministrante confirmará sua associação e responderá informando os procedimentos.