André Fonseca lança o curso "Cultura e Públicos: Pistas para pensar em aproximações"

Haverá uma aula aberta. Inscrições vão até o dia 17 de Novembro

O setor cultural vem enfrentando desafios cada vez maiores: lidar com as mudanças trazidas pelo cenário digital e pelos novos comportamentos dos públicos; gerar experiências que atraiam as pessoas a sair de casa para fazer uma atividade cultural; lidar com a grande oferta de conteúdos de entretenimento no ambiente online.


A pandemia mostrou como boa parte da área não estava preparada ainda para lidar com o ambiente digital. E no momento em que as atividades culturais presenciais iniciam sua retomada, surge um novo desafio: como os públicos da cultura se comportarão daqui em diante?


André Fonseca atua na área cultural há 24 anos, com foco principal na atuação das relações e comunicação com os públicos. Com vasto conhecimento e experiências para compartilhar no curso "Cultura e Públicos: Pistas para pensar em aproximações", ajudando os participantes a se comunicar melhor com seus públicos e e gerar mais percepção de valor para o seus trabalhos com cultura.


Nessa segunda edição do curso, André Fonseca desenvolveu um percurso bastante dinâmico e provocativo, onde os participantes terão muitas reflexões, dados de pesquisas, ferramentas práticas e estratégias. O tema online será abordado de maneira imersiva, porém, sem deixar de lado o presente. Projetando um pouco o futuro, mas a partir do que estamos fazendo no presente.


Haverá uma aula aberta aberta do curso "Cultura e Públicos: Pistas para pensar em aproximações" no dia 17 de Novembro. Clique aqui para se inscrever.


CONTEÚDO

01 Acesso à cultura no Brasil: desconstruindo equívocos. Consumo cultural no Brasil: o que podemos entender a partir das pesquisas realizadas. Como o setor cultural tem trabalhado questões de diversidade e como isso impacta no acesso à cultura.


02 Experiências para os públicos: o que estamos oferecendo? Decolonização dos espaços culturais: por que isso é tão necessário para falarmos de democratização de acesso. Como as experiências oferecidas nos espaços e atividades culturais podem ampliar ou afastar públicos. Os fatores que interferem nas experiências.


03 Desenvolvimento de experiências para os públicos: como gerar percepção de valor? Como desenvolver experiências e projetos online, presenciais e híbridos entendendo a "jornada de consumo" dos públicos. Percepção de valor e ofertas culturais relevantes.


04 Públicos: como saber quem são e como se comunicar?

Meios para identificação e pesquisa de perfis de públicos. A importância do branding (gestão de marca) para gerar relações mais próximas com os públicos. Comunicação x divulgação.


05 Conexões com os públicos da cultura: para onde estamos caminhando?

A humanização na comunicação como ferramenta de conexão com os públicos. O que já podemos entender sobre o consumo e comportamento de públicos nos períodos pós-quarentena e pós-pandemia.

PARA QUEM É O CURSO

Pessoas que atuam na área cultura como artistas, pesquisadoras, produtoras, gestoras, curadoras ou como integrantes de equipes de espaços culturais e grupos artísticos. Outras pessoas interessadas pelo tema.


O curso será online e ao vivo no Zoom. Você receberá o link de transmissão por email no dia do primeiro encontro. E durante o período de realização do curso, será formado um grupo no Telegram exclusivamente para as pessoas participantes, com compartilhamento de conteúdos complementares para aprofundamento dos temas vistos nas aulas.


André Fonseca é um profissional e pesquisador independente que atua nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Desenvolve ações de formação, mentorias e consultorias. É graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Atua na área cultural desde 1997 e já foi membro de comissão de editais em instituições como o antigo Ministério da Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (São José dos Campos/SP). Realizou trabalhos para instituições, artistas e projetos como Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Antonio Nóbrega, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), Festival Cordas na Mantiqueira, Circo Zanni, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.


CULTURA E PÚBLICOS: PISTAS PARA PENSAR EM APROXIMAÇÕES


Quando: De 22 de Novembro a 06 de Dezembro

Horário: Segundas e Quartas, das 19h às 21h30 (com intervalo de 10 minutos)

Local: Plataforma Zoom

Investimento: R$ 350,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito)* | Faça sua inscrição aqui

Lotação: 20 vagas**


*20% de desconto para membros do ICOM Brasil. Se for o seu caso, por favor envie um email para euandrefonseca100@gmail.com, informando seu nome completo e instituição onde atua. O ministrante confirmará sua associação e responderá informando os procedimentos.


**Haverá duas vagas gratuitas exclusivamente para mulheres trans e mulheres negras. O único pré-requisito é que você tenha um perfil aberto no Instagram ou no Facebook. Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.


Atenção: a opção de pagamento por boleto é disponibilizada pela Sympla somente até 05 dias úteis antes da data de início do curso, pois esse é o tempo que o processador de pagamentos Sympla e os bancos precisam para validar a transação. Se você perder esse prazo, poderá realizar o pagamento via Pix. Nesse caso, por favor entre em contato pelo email euandrefonseca100@gmail.com antes de se inscrever.