André Fonseca lança curso para comunicação nas redes e estratégias de conteúdo



O projeto faz parte do "Ferramentas para Profissionais de Áreas Criativas" , uma série de três minicursos sobre projetos culturais, comunicação digital, identificação de públicos e desenvolvimento de produtos e serviços online. Cada curso funcionará como um "intensivão" sobre o temas proposto, com conteúdo intenso, objetivo e focado na prática, apresentando métodos, análises e ferramentas que você poderá aplicar sempre que precisar trabalhar cada tema. As inscrições são feitas separadamente e as vagas são limitadas.


Nesse curso você entenderá quais são os pontos e tendências fundamentais para trabalhar sua comunicação digital com mais estratégia, além de ferramentas para analisar e decidir quais são as redes sociais e canais digitais mais indicados para trabalhar sua presença digital, a partir das particularidades e perfis de conteúdos de cada um. Em diferentes formatos, a partir do seu universo de atuação, você entenderá como gerar e planejar conteúdos que ajudem a vender seu trabalho e trazer mais percepção de valor para o que você faz, sem uso de fórmulas prontas ou agressivas.


E quem pode fazer esse curso?


"Qualquer pessoa que atua nas áreas criativas e que desejam pensar sua comunicação digital de maneira mais estratégia, estabelecendo uma comunicação com seus públicos, a partir do seu estilo e personalidade, e que ajude a vender seu trabalho" diz André.


Cronograma :


Entendendo as bases da comunicação com os públicos na era digital

  • Conexão emocional

  • Comunidades

  • Autenticidade

  • Consumo político

  • Experiência


Decidindo onde trabalhar a sua comunicação digital

  • Panorama sobre as possibilidades de redes e plataformas, o que diferencia a produção de conteúdo e o perfil de públicos em cada uma delas, e quais critérios usar para decidir onde você deve estar.

  • Como ter uma comunicação digital que não dependa somente de algoritmos.


Produzindo e planejando conteúdos de modo estratégico

  • Como gerar e planejar conteúdos diversos a partir do seu universo de atuação, criando uma comunicação autêntica com seus públicos, ajudando a vender o que você faz.



André Fonseca é um profissional e pesquisador independente que atua nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Desenvolve ações de formação, mentorias e consultorias. É graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Atua na área cultural desde 1997 e já foi membro de comissão de editais em instituições como o antigo Ministério da Cultura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (São José dos Campos/SP). Realizou trabalhos para instituições, artistas e projetos como Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Antonio Nóbrega, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), Festival Cordas na Mantiqueira, Circo Zanni, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.



Ferramentas para profissionais da cultura 2:

Comunicação nas redes e estratégias de conteúdo


Quando: 26 de Junho

Horário: das 10h às 13

Local: Plataforma Zoom

Investimento: R$ 130,00* | Faça sua inscrição aqui

Lotação: 20 vagas


*haverá duas vagas gratuitas exclusivamente para mulheres trans e mulheres negras. O único pré-requisito é que você tenha um perfil aberto no Instagram ou no Facebook. Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.