Abiniel João Nascimento ministra o curso "A Performance e os Povos Indígenas" no Paço das Artes

As aulas serão on-line e ao vivo pelo Zoom

Foto: Eugênia Bezerra


Emergindo de recortes históricos e narrativos desde a invasão de Abya Yala até o que chamamos de Arte Indígena Contemporânea, o curso aponta para uma discussão sobre o conceito de performance em seus diversos espectros. Os encontros abordarão desde a atribuição da noção de performance como ausência de arquivo nas populações nativas pré-invasão até os meandros de categorização das práticas com o corpo de indígenas artistas contemporâneos.


O curso possui caráter expositivo, assim como haverá um espaço destinado para o compartilhamento de saberes coletivos a cada encontro. O escopo teórico da oficina será disponibilizado através de uma pasta on-line.


O curso utilizará como base teórica conceitos e pesquisa da mexicana Dayana Taylor, da sul-africana Lhola Amira, da boliviana de origem aimara Silvia Rivera Cusicanqui, do artistas indígena Jaider Esbell, entre outros.


A discussão partirá da ausência do arquivo (escrita) enquanto metodologia colonial de "outrificação" indígena, abordando também as possíveis definições do que é e do que não é performance e as práticas dos artistas indígenas contemporâneos.


Sobre o professor: Abiniel João Nascimento é indígena Tabajara (PE), idealizador da Ka’a Îuru – Escola da Memória, artista visual, curador e bacharel em Museologia (UFPE). Sua pesquisa habita o entorno das confluências entre espiritualidade, territorialidade e identidade indígenas.



A PERFORMANCE E OS POVOS INDÍGENAS


Quando: De 07 de Abril a 05 de Maio | Inscreva-se aqui

Horário: Quintas, das 19h ás 21h

Local: Plataforma Zoom*

Investimento: R$ 120,00**

Certificado: Emissão de certificado de participação para alunos que comparecerem à 75% das aulas on-line ao vivo.


*Aulas on-line e ao vivo. A gravação das aulas pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.


**Descontos:

- 10% de desconto após a 1ª compra (cupom PACO10OFF)

- 30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

- Gratuidade na compra do 11º curso- 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom 60+50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)

- 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)