A peça "ASTRONAUT(A)", da Cia Mar, aborda o machismo, luto e empoderamento

As apresentações gratuitas acontecerão aos sábados e domingos de dezembro

Foto: Fellipe Oliveira


Ensaiado, produzido, apresentado e até premiado no Festival Rosário em Cena (Melhor Direção – Lucas França e Melhor Atriz - Amanda Chaptiska) na modalidade online, o espetáculo ASTRONAUT(A) da Cia Mar irá estrear presencialmente em temporada no mês de dezembro, em teatros municipais de São Paulo com apresentações gratuitas.


A peça conta a história de Ana, uma menina que tem o sonho de se tornar astronauta e viajar para o espaço. A trama aborda temáticas como a astronomia, o machismo, o luto e o empoderamento.


Dirigido por Lucas França e com dramaturgia de Regi Ferreira, o espetáculo gira em torno do drama que Ana vive entre as conversas com a extraterreste Xhépi e sua irmã Jennifer dentro de casa e o bullying que sofre na escola pelo garoto Pedro Juliano, que a ridiculariza por ser uma garota com o sonho de ser astronauta.


Com assuntos sensíveis e urgentes para toda a sociedade, buscar o diálogo com as crianças é a estratégia principal da dramaturgia. “Só vamos entender mesmo como lidar com esses temas quando começarmos a ouvir o que cada criança e adolescente tem a dizer, é a ideia de uma relação de troca, uma relação sem hierarquias”, afirma a Ferreira. A ideia de que existem assuntos que não podem ser discutidos com crianças e adolescentes é rechaçada pela autora. “Os adultos, muitas vezes, têm mais dificuldades para dialogar sobre esses temas do que as próprias crianças e adolescentes e somos nós, “gente grande” que devemos aprender a dialogar de verdade com eles”, comenta.


Foto: Fellipe Oliveira


Além das atrizes Jéssica Policastri e Beatriz Barros e da diretora musical Lua Oliveira, que são as fundadoras da Cia Mar, o elenco conta com a participação das atrizes Nathalia Ernesto e Amanda Chaptiska e da musicista Sandra Valenzuela. O projeto do espetáculo ASTRONAUT(A) da Cia Mar foi contemplada pelo ProAC 6/2019 - Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos para o público Infanto-Juvenil.


Devido ao sucesso de sua temporada online, o espetáculo ASTRONAUT(A) teve protagonismo no Festival Rosário em Cena. O trabalho foi indicado nas categorias Melhor Figurino (de Eliseu Weide), Melhor Trilha Sonora (Lua Oliveira), Melhor Cenário (Eliseu Weide), melhor Atriz Coadjuvante (Beatriz Barros) e Melhor Espetáculo e recebeu o prêmio de Melhor Direção (Lucas França) e Melhor Atriz (Amanda Chaptiska).


Cia Mar

A Cia Mar é uma companhia de teatro e contação de histórias que se formou dentro do setor educativo de um grande centro cultural de São Paulo. Jéssica Policastri, atriz e bacharel em letras, Beatriz Barros, atriz e cientista social e Luana Oliveira, musicista e bacharel em percussão, uniram suas diferentes áreas do conhecimento para formar o grupo que pretende discutir questões de grande impacto político e social. Além de projetos em teatro como o espetáculo “ASTRONAUT(A)”, a companhia faz apresentações e cursos de contação de histórias. Em 2019, a Cia foi vencedora na categoria “Revelação” do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.


Foto: Fellipe Oliveira


Sinopse:

Ana é uma menina diferente, conversa com as estrelas todas as noites e tem um sonho: Tornar-se ASTRONAUT(A) e um dia quem sabe, morar no espaço! No entanto, descobre que isso não será tarefa fácil, pois é preciso enfrentar as piadas entre os colegas de escola que ao descobrirem seu sonho, revelam o seu maior obstáculo: É possível uma menina se tornar astronauta? Só meninos podem ir para o espaço? A jovem acredita que pode ser o que quiser e vivencia coisas mirabolantes entre o real e o imaginário.


Ficha técnica:

Realização: Cia Mar

Idealização: Lucas França e Regi Ferreira

Direção: Lucas França

Direção Musical: Lua Oliveira

Dramaturgia: Regi Ferreira

Atrizes: Amanda Chaptiska, Beatriz Barros, Jéssica Policastri e Nathalia Ernesto

Musicistas: Lua Oliveira e Sandra Valenzuela

Visualidade (cenário, figurinos e adereços): Eliseu Weide

Assistentes de Visualidade: Bruno Maldegan e Vagner Cavalcante

Designer de Luz: Kleber Montanheiro

Operação de Luz e Fotos: Fellipe Oliveira

Produção Fonográfica: Produtora Urbana

Designer gráfico: Henrique Ribeiro

Assessoria de Imprensa: BMG Comunicação

Produção: Movicena Produções

Assistente de Produção: Luciana Venâncio


ASTRONAUT(A)

Classificação: livre

Duração: 60 min


Temporada Teatro Alfredo Mesquita

Dias 04 e 05 de Dezembro, às 16h

End.: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Gratuito


Temporada Teatro Cacilda Becker

Dias 11 e 12 de Dezembro, às 16h

End.: R. Tito, 295 - Lapa

Gratuito


Temporada Teatro João Caetano

Dias 18 e 19 de Dezembro, às 16h

End.: R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino

Gratuito


Obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação